Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/253
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo analítico e interpretativo de 10 canções para canto e piano de Waldemar Henrique compostas entre 1930 e 1937
Título(s) alternativo(s): Analytical and interpretive study of 10 songs for singing and piano by Waldemar Henrique composed between 1930 and 1937
Autor: Silva, Luciana Pereira da Costa e 
Primeiro orientador: Trilha Neto, Mário Marques
Primeiro membro da banca: Trilha Neto, Mário Marques
Segundo membro da banca: Pacheco, Alberto José Vieira
Terceiro membro da banca: Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Quarto membro da banca: Souto, Luciano Hercílio Alves
Resumo: O objetivo deste trabalho é fornecer subsídios que possam ajudar na construção do processo interpretativo de 10 canções do compositor brasileiro Waldemar Henrique, compostas entre 1930 a 1937. No cenário dos anos 30, o compositor paraense destacou-se como um dos que aderiram à ideologia nacionalista na Era Vargas, deslocando-se para um centro canônico de enunciação em busca de visibilidade e aceitação nacional, o Rio de Janeiro. Sua temática, que pretende evocar o regionalismo de origem, condizia com o momento em que múltiplas vozes se levantaram da periferia global para compor estratégia nacionalista. Dentro desse contexto, foram levantadas informações históricas que pudessem referendar as escolhas estéticas do compositor, assim como os aspectos técnicos e interpretativos utilizados pelos cantores de rádio. Visando compreender as várias facetas do objeto em estudo, a abordagem escolhida foi de cunho ontológico.
Abstract: The purpose of this work is to provide subsidies that can help on the interpretative construction process of ten songs of brazilian composer Waldemar Henrique, composed between 1930 and 1937. On the thirty decade scene, the composer from Pará state gained feature as on of the adopters to Vargas Era Nationalist ideology, moving to a canonical center in pursue of visibility and national-wide acceptance, the Rio de Janeiro city. His compose thematic, which aims to evoque the origins nationalism, was in place as multiple voices raise from global shantytown's to compose nationalism strategy. Inside this context, it was assembled historical information that could refer the aesthetics choices of the composer, as well as technical and interpretative aspects utilized by radio singers. Aiming to understand multiple views of study, the approach used was a ontological stamp.
Palavras-chave: Interpretação - Canções
Canções brasileiras
Waldemar Henrique
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Silva, Luciana Pereira da Costa e. Estudo analítico e interpretativo de 10 canções para canto e piano de Waldemar Henrique compostas entre 1930 e 1937. 2017. 136 f. Dissertação( Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/253
Data de defesa: 6-Abr-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES - PPGLA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo analítico e interpretativo de 10 canções para canto e piano de Waldemar Henrique compostas entre 1930 e 1937.pdfDocumento principal - Dissertação10,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons