Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/226
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos
Título(s) alternativo(s): The process of learning of children through music and sound elements in educational spaces
Autor: Alencar, Raimundo Nonato Brilhante de 
Primeiro orientador: Terán, Augusto Fachín
Primeiro membro da banca: Terán, Augusto Fachín
Segundo membro da banca: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
Terceiro membro da banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Resumo: O processo de aprendizagem na pré-escola passa pela construção e aquisição de informações, habilidades, valores e atitudes que podem ocorrer a partir da relação de uma criança com a outra, ou mesmo pela influência que o ambiente exerce sobre cada pessoa. Desde o nascimento, as crianças vivenciam diferentes tipos de experiências sonoras e musicais que precisam ser desenvolvidas por meio da musicalização infantil. No processo de desenvolvimento há uma tríade tão importante que é o cuidar, o educar e o brincar, elementos constitutivos e indispensáveis para as crianças pequenas. Nesse contexto destacamos a Teoria Sociointeracionista de Lev Semyonovich Vygotsky, sua relevância e relação com os Espaços Não Formais de aprendizagem utilizando a temática da Fauna Amazônica incluindo as experiências sensoriais junto aos elementos sonoros presentes nos espaços educativos. O objetivo desta pesquisa foi compreender como acontece o processo de aprendizagem das crianças da pré-escola, usando o tema da fauna Amazônica a partir do uso dos sons e da música nesses espaços educativos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o uso de técnicas como observação, roda de conversa, questionários e entrevistas de modo que, a partir das informações obtidas, realizou-se a interpretação das respostas dos envolvidos com enfoque na análise de conteúdo. Os sujeitos desta pesquisa foram 48 estudantes do segundo período da pré-escola dos turnos matutino e vespertino e oito professores. Em todas as abordagens foi possível trabalhar a musicalização e a sensibilização dos estudantes quanto aos cuidados com o meio ambiente, de maneira que tudo contribuísse para a formação integral das crianças. A pesquisa foi desenvolvida em três locais: 1) Bosque da Ciência, nos espaços educativos viveiro das ariranhas, o tanque e o berçário do peixe-boi da Amazônia, a Ilha da Tanibuca e o lago Amazônico; 2) Jardim Zoológico do CIGS, onde as aulas foram realizadas no Viveiro dos Jabutis e no Recanto das Araras Vermelhas e Canindé, e, 3) Campo recreativo do Manoa, onde foram exploradas temáticas sobre a fauna e realizadas simulações dos ambientes visitados. Os resultados mostraram que nesses espaços os estudantes puderam vivenciar uma riqueza de práticas mediadas pelas experiências descobrindo nos elementos da fauna Amazônica um potencial pedagógico existente. Nos dados analisados foi evidente em algumas descrições, que os professores tinham muito mais vivências nos passeios com as crianças e pouco aproveitamento das atividades externas. A prática da musicalização associada ao tema da fauna mostrou-se com um elemento pedagógico potencialmente significativo despertando o interesse dos estudantes pelo conhecimento e cuidado com as espécies Amazônicas.
Abstract: El proceso de aprendizaje en preescolar consiste en la construcción y adquisición de información, habilidades, valores y actitudes que se pueda derivar de la relación de un niño con otro, o incluso por la influencia que el entorno tiene en cada persona. Desde el nacimiento, los niños experimentan diferentes tipos de sonidos y experiencias musicales que necesitan ser resueltos a través de la música a los niños. Hay una tríada tan importante en este proceso que está cuidando, educando y el juego, elementos constitutivos e indispensables para los niños pequeños. En este contexto, hacemos hincapié en la teoría social interaccionista de Lev Vygotsky Semyonovich y su relevancia y relación con los espacios de aprendizaje no formal utilizando el tema de la fauna amazónica, incluyendo las experiencias sensoriales a lo largo de los elementos de sonido presentes en los espacios educativos. El objetivo de esta investigación fue Comprender cómo hace el proceso de aprendizaje para los niños de pre-escolar, utilizando el tema de la fauna amazónica del uso de los sonidos y la música en estos espacios educativos. Los sitios de investigación fueron: La Ciencia Forestal, cuyos espacios educativos se estudiaron: El vivero de nutrias gigantes, el tanque y la guardería Manatee Amazon, la isla del lago y Tanibuca Tortugas del Amazonas, en el Zoo de CIGS más allá de la riqueza actual representada por los animales, las clases fueron explotados en las tortugas Rookery Nook y los Guacamayos rojo y Canindé en Manoa campo de recreo, se exploraron temas sobre la fauna y realizar simulaciones de ambientes visitados. Este estudio es un enfoque cualitativo utilizando técnicas pertinentes, tales como la observación, la rueda de la conversación, los cuestionarios y las entrevistas por lo que a partir de la recopilación de la información obtenida se llevó a cabo para interpretar las respuestas de los participantes se centra en el análisis contenido. Los sujetos fueron 48 estudiantes del segundo período de la mañana y la tarde los cambios pre-escolares, 08 profesores. En todos los enfoques podrían trabajar en la educación y el conocimiento de los estudiantes en el cuidado del medio ambiente de música, pero todos ellos contribuyen a la formación integral de los niños.
Palavras-chave: Teoria Sociointeracionista
Processo ensinoaprendizagem
fauna amazônica - recursos pedagógico
musicalização infantil
educação infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Alencar, Raimundo Nonato Brilhante de. O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. 2015. 189 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/226
Data de defesa: 15-Jan-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação2,92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons