Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/203
Tipo do documento: Dissertação
Título: O contexto criativo em as variedades de proteu e sua transcrição musicológica
Autor: Soares, Tiago Rodrigues 
Primeiro orientador: Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Primeiro membro da banca: Páscoa, Luciane Viana Barros
Segundo membro da banca: Trilha Neto, Mário Marques
Terceiro membro da banca: Pacheco, Alberto José Vieira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a contextualização, análise e transcrição da ópera As variedades de Proteu, com texto de Antonio José da Silva, o Judeu, e música de Antonio Teixeira. A ópera estreou em 1737, em Lisboa, pouco antes da prisão de Antonio José da Silva pela Inquisição, e já mostra características próprias que, além de inserirem-na no conjunto conhecido das óperas provenientes dessa parceria, destacam as peculiaridades de sua escrita. O trabalho busca situar a ópera no contexto teatral e musical o início do século XVIII em Portugal, entre as influências provenientes de outros países, e perceber sua difusão no Brasil e em outros ambientes do mundo colonial americano. A análise da música manteve seu foco na questão retórica, suas figuras, seus esquemas, buscando um sentido que unisse a música de Teixeira com o texto do Judeu. A transcrição integral foi feita a partir das partes cavas conservadas no arquivo do Paço Ducal de Vila Viçosa, em Portugal. Palavras-
Abstract: The present study proposes the contextualization, analysis and transcription of the opera As variedades de Proteu, with text by Antonio José da Silva, o Judeu, and music by Antonio Teixeira. The opera was premiered in 1737, in Lisbon, just before the arrestment of Antonio José da Silva by the Inquisition. Since it has its own characteristics, it is also possible to find the connections with the other operas by the same authors. This work contextualizes the opera in the Portuguese theatrical and musical environment on the beginning of the 18th century, and brings not only the influence from other countries, but also its diffusion in Brazil and other American colonies. The musical analysis focuses on the rhetoric, its figures, schemata, searching the meanings which bring the music closer to the text. The complete transcription was made based on the manuscript parts from the Paço Ducal de Vila Viçosa archive, in Portugal.
Palavras-chave: Ópera Proteu - transcrição
Ópera - Seculo XVIII
Opera Variedades de Proteu - Lisboa
Música Luso-brasileira
Área(s) do CNPq: ARTES::OPERA
MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
ARTES::OPERA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Soares, Tiago Rodrigues. O contexto criativo em as variedades de proteu e sua transcrição musicológica. 2016. 327 f. Dissertação (Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/203
Data de defesa: 29-Mar-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES - PPGLA



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons