???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/99
Tipo do documento: Dissertação
Título: A sala interdisciplinar de aprendizagem no Projeto do observatório da educação /CAPES/UEA: os conhecimentos matemáticos a partir da resolução de problemas
Autor: Mota, Denise Medim da 
Primeiro orientador: Barbosa, Ierecê dos Santos
Primeiro membro da banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Segundo membro da banca: Aguiar, José Vicente de Souza
Terceiro membro da banca: Siqueira, Thomaz Décio Abdalla
Resumo: O ensino da Matemática na atualidade enfrenta sérias dificuldades. Transpor o saber científico ao saber escolar apresenta-se como um dos grandes desafios do professor desta disciplina, principalmente quando possui uma formação acadêmica onde predominaram formas de ensino baseadas na aprendizagem mecânica. Esta pesquisa caracteriza-se pela articulação entre Interdisciplinaridade e Resolução de Problemas como uma forma de contribuir para a aprendizagem de conhecimentos matemáticos. Foi realizada com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Manaus/AM no Projeto do Observatório da Educação (POE) no intuito de investigar: A partir da Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos? Teve por objetivo compreender como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos tomando como referência a Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, desenvolvida em uma Sala de Aprendizagem de conhecimentos matemáticos pensada como um espaço de estudo e pesquisa, a partir de situações dialógicas com os campos de conhecimentos de Língua Portuguesa e de Ciências. Ancoramos nosso referencial teórico em Japiassu (1976), Fazenda (2012), Lück (2010), Tomaz e David (2012), Mendes (2009), Dante (2008), dentre outros. A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas de coleta de dados: a roda de conversa, a observação participante, a análise documental, questionários e entrevista. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos sinalizam que um ensino voltado ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares possibilita aos alunos uma maior apropriação dos conhecimentos matemáticos. Eles interagem nas atividades propostas e as barreiras entre professor e aluno, tão evidenciadas nas aulas de Matemática, são eliminadas, pois o aluno participa ativamente da etapa de construção de seu próprio conhecimento. A interdisciplinaridade torna o aluno capaz de solucionar problemas de forma autônoma.
Abstract: O ensino da Matemática na atualidade enfrenta sérias dificuldades. Transpor o saber científico ao saber escolar apresenta-se como um dos grandes desafios do professor desta disciplina, principalmente quando possui uma formação acadêmica onde predominaram formas de ensino baseadas na aprendizagem mecânica. Esta pesquisa caracteriza-se pela articulação entre Interdisciplinaridade e Resolução de Problemas como uma forma de contribuir para a aprendizagem de conhecimentos matemáticos. Foi realizada com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Manaus/AM no Projeto do Observatório da Educação (POE) no intuito de investigar: A partir da Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos? Teve por objetivo compreender como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos tomando como referência a Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, desenvolvida em uma Sala de Aprendizagem de conhecimentos matemáticos pensada como um espaço de estudo e pesquisa, a partir de situações dialógicas com os campos de conhecimentos de Língua Portuguesa e de Ciências. Ancoramos nosso referencial teórico em Japiassu (1976), Fazenda (2012), Lück (2010), Tomaz e David (2012), Mendes (2009), Dante (2008), dentre outros. A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas de coleta de dados: a roda de conversa, a observação participante, a análise documental, questionários e entrevista. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos sinalizam que um ensino voltado ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares possibilita aos alunos uma maior apropriação dos conhecimentos matemáticos. Eles interagem nas atividades propostas e as barreiras entre professor e aluno, tão evidenciadas nas aulas de Matemática, são eliminadas, pois o aluno participa ativamente da etapa de construção de seu próprio conhecimento. A interdisciplinaridade torna o aluno capaz de solucionar problemas de forma autônoma.
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino
Interdisciplinaridade - Matemática
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Mota, Denise Medim da. A sala interdisciplinar de aprendizagem no Projeto do observatório da educação /CAPES/UEA: os conhecimentos matemáticos a partir da resolução de problemas. 2014.102 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/99
Data de defesa: 13-Mar-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A sala interdisciplinar de aprendizagem no Projeto do observatório da educação Dissertação.pdfDissertação - Documento principal4,35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons