???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/95
Tipo do documento: Dissertação
Título: Das imagens das crianças às imagens de ciências O encontro da infância com a cultura científica
Autor: Lacerda Junior, Jose Cavalcante 
Primeiro orientador: Noronha, Evelyn Lauria
Primeiro membro da banca: Noronha, Evelyn Lauria
Segundo membro da banca: Freire, Eliane Fazolo
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Carolina Brandão
Quarto membro da banca: Tavares Filho, Thomé Eliziário
Quinto membro da banca: Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer as imagens que as crianças produzem acerca das Ciências em um espaço de Cultura Científica a partir de suas experiências. No decorrer de seu desenvolvimento propôs-se o seguinte problema: quais são os sentidos expressos pelas crianças às imagens de Ciências produzidas por elas mediante suas experiências em um espaço de Cultura Científica? Para tanto, o referido estudo está organizado em três (03) capítulos. No primeiro capítulo, apresentaremos uma fundamentação teórica a respeito dos temas Ciências, cultura e infância destacando a relação entre os mesmos. No segundo capítulo destacaremos o percurso metodológico traçado para a realização dessa pesquisa, a qual foi realizada com onze (11) crianças, que manifestaram e assentiram a participação na pesquisa, bem como a autorização de seus pais. Todas as crianças frequentam o curso de Desenho para Crianças do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – LAOCS – unidade Cachoeirinha, o qual é considerado uma escola de artes. As técnicas utilizadas nesse estudo incluíram um levantamento bibliográfico, a observação e seu registro nos diários de campo, oficinas temáticas e rodas de conversas. Por fim, no terceiro capítulo, descreveremos os resultados da pesquisa, os quais sinalizam que a construção do processo de captação das imagens de Ciências, realizada com as crianças, possibilita a compreensão de que as Ciências emergem de um processo relacional, ou seja, o saber científico encontra aporte na realidade próxima do sujeito, onde o mesmo se apropria e recria tal conhecimento em seu contexto. E ainda, a necessidade de reconhecer o meio onde se pesquisa, postulando uma base de investigação, onde as crianças sejam ouvidas e entendidas como parceiras no processo.
Abstract: In this sense, the present study aimed to identify the images that children produce about science in a space of Scientific Culture from their experiences. During its development was proposed the following problem: what are the meanings expressed by the children to images of Sciences produced by them through their experiences in a space of Scientific Culture? To that effect, the study is organized in three (03) chapters. In the first chapter, we will present a theoretical framework about the topics Sciences, Culture and infancy highlighting the relationship between them. In the second chapter we will highlight the methodological path traced for this survey, which was conducted with eleven (11) children who expressed nodded and participation in research as well as the permission of their parents. All children attending the course Drawing for Children School of Arts and Crafts Claudio Santoro - LAOCS - Cachoeirinha unit, which is considered an art school. The techniques used in this study included a literature survey, observation and his record in the field diaries, thematic studies and group discussions. Finally, in the third chapter, we describe the results of the survey, which indicate that the construction of the capture of images of Sciences, conducted with children, the process enables the understanding that science emerge from a process that establishes a relationship or is, scientific knowledge contribution is the close reality of the subject, where it appropriates and recreates such knowledge in context. And yet, the need to recognize the environment where research, positing a basic research, where children are heard and understood as partners in the process.
Palavras-chave: Ciências - estudo e ensino
Crianças - aprendizagem
Crianças - ciências
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Lacerda Junior, Jose Cavalcante. Das imagens das crianças às imagens de ciências O encontro da infância com a cultura científica. 2014. 160 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/95
Data de defesa: 25-Sep-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Das imagens das crianças às imagens de ciências Dissertação.pdfDissertação - Documento principal4,27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons