???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/94
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação das crianças com o jardim botânico: um espaço para ciência
Autor: Souza, Débora de
Primeiro orientador: Noronha, Evelyn Lauria
Primeiro membro da banca: Noronha, Evelyn Lauria
Segundo membro da banca: Murabac Sobrinho, Roberto Sanches
Terceiro membro da banca: Freire, Eliane Fazolo
Resumo: Esta Dissertação, intitulada: “A relação das crianças com o Jardim Botânico: um espaço para Ciência”, teve como objetivo central analisar a relação que as crianças estabelecem com a Ciência por meio das experiências vivenciadas no Jardim Botânico Adolpho Ducke. Para isto, utilizamos pressupostos teóricos que subsidiassem a concepção de ciência que adotamos no âmbito da pesquisa. Enfatizamos também a relação existente entre as crianças e a ciência, fazendo um diálogo com a sociologia da infância e suas interações com o espaço não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, das visitas acompanhadas selecionamos 03 grupos, totalizando vinte e seis (26) crianças, de ambos os sexos, entre seis a onze (6 a 11) anos de idade, contando com a participação de três (03) monitores que fizeram o acompanhamento durante as visitas. Os nomes destes grupos foram inspirados em nomes de peixes da região amazônica em exposição no local, sendo eles: Grupo 1: Tambaqui, Grupo 2: Pirarucu e Grupo 3: Jaraqui. Por se tratar de pesquisa com crianças, buscamos aportes teóricos que valorizem a participação das crianças na construção de nosso percurso metodológico, sendo assim, realizamos observações participantes, roda de conversa, registros de campo e fotografias. Constatou-se que o espaço propicia uma experiência significativa da criança com o meio natural. E, por intermédio de suas vozes, suas manifestações, seus gestos e risos, tornam-se capazes de construir seus conhecimentos e ressignificar as experiências vivenciadas no Jardim Botânico. A pesquisa aponta, portanto, quão imprescindível é oportunizar a participação infantil no processo de construção do conhecimento.
Abstract: This dissertation entitled: "The relationship of children with the Botanical Garden: a place for Science" had as its central objective to analyze the relationship that children have with science through the experiences lived in the Adolpho Ducke Botanical Garden. For this, we use theoretical assumptions that subsidize the conception of science that we have adopted in the context of research. We also emphasize the relationship between children and science, making a dialogue with the sociology of childhood and their interactions with non-formal space. It is a qualitative research of accompanied visits selected 03 groups, totaling twenty-six (26) children of both sexes between six to eleven (6-11) years old, with the participation of three (03 ) monitors that have made monitoring during visits. The names of these groups were inspired by the Amazon fish names on display on site, as follows: Group 1: Tambaqui, Group 2 and Group 3 Pirarucu: Jaraqui. Because it is research with children, we seek theoretical contributions that enhance children's participation in the construction of our methodological approach, so we conducted participant observation, conversation wheel, field records and photographs. It was found that space provides a meaningful experience of the child with the natural environment. And, through their voices, their expressions, their gestures and laughter, become able to build their knowledge and reframe the experiences in the Botanical Garden. The research shows, however, how vital is to create opportunities for children's participation in the knowledge construction process.
Palavras-chave: Ciências - estudo e ensino
Crianças - aprendizagem
Crianças - ciências
Espaços educativos
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Souza, Débora de. A relação das crianças com o jardim botânico: um espaço para ciência. 2015. 91 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/94
Data de defesa: 6-Feb-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A relação das crianças com o jardim botânico um espaço para ciência Dissertação.pdfDissertação - Documento principal4,63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons