???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/77
Tipo do documento: Dissertação
Título: A interdisciplinaridade como perspectiva curricular em um projeto do programa do observatório da educação/capes no Amazonas
Autor: Segura, Eduardo Alberto das Chagas 
Primeiro orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes Gonzaga
Primeiro membro da banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Segundo membro da banca: Aguiar, José Vicente de Souza
Resumo: Investigação que trata do desenvolvimento curricular a partir da Interdisciplinaridade entre Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais. Analisa os efeitos do primeiro ano de um projeto vinculado ao Programa do Observatório da Educação/ Capes/ UEA, executado em uma escola da rede pública da cidade de Manaus, na busca de evidências de perspectivas Interdisciplinares. No primeiro capítulo o desenvolvimento curricular e a interdisciplinaridade expõem a fundamentação teórica necessária para sustentar a dissertação. No segundo capítulo tratamos do percurso investigativo, contextualizando os acontecimentos do primeiro ano do Projeto do Observatório da Educação. No terceiro capítulo apresentamos os sujeitos investigados por meio do uso de questionário e entrevistas individuais. Chega-se à conclusão que existe abertura, na escola, para novas estratégias de ensino, na qual a interdisciplinaridade pode ser uma possibilidade.
Abstract: Research dealing with curriculum development from the Interdisciplinary between mathematics, Portuguese and Natural Sciences. Analyzes the effects of the first year of a project linked to the Programme of the Centre for Education / Capes / UEA, executed in a public school in the city of Manaus, in the search for evidence of interdisciplinary perspectives. In the first chapter curriculum development and interdisciplinary expose the necessary theoretical basis to support the thesis. In the second chapter dealt with the investigative course, contextualizing the events of the first year of the Project of the Centre for Education. The third chapter presents the subjects investigated by using a questionnaire and individual interviews. We come to the conclusion that there is openness, at school, to new teaching strategies, in which interdisciplinarity can be a possibility.
Palavras-chave: Desenvolvimento curricular
Educação - interdisciplinaridade
Ciências - estudo e ensino
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Segura, Eduardo Alberto das Chagas. A interdisciplinaridade como perspectiva curricular em um projeto do programa do observatório da educação/capes no Amazonas. 2013. 80 f. Dissertação( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/77
Data de defesa: 14-Feb-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A interdisciplinaridade como perspectiva curricular em um projeto Dissertação.pdfDissertação - Documento principal856,06 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons