???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/65
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ficção biográfica e criação literária a partir da personagem Clarice Lispector
Autor: Souza, Fabrício Magalhães de 
Primeiro orientador: Cavalheiro, Juciane dos Santos
Primeiro membro da banca: Celedón, Esteban Reyes
Segundo membro da banca: Maia, Gleidys Meyre da Silva
Resumo: Releituras de Clarice Lispector têm permitido o surgimento de uma Clarice Lispector de papel, isto é, uma personagem: o reexame de sua vida/obra a partir de alguns biógrafos, como Nádia Batella Gotlib, ([1995] 2011) e Benjamin Moser (2011), afirma que a autora se ficcionalizou em sua obra, baseando-se na interpretação de que dados autobiográficos podem ser encontrados no seu acervo literário (romances, novelas, contos e crônicas). Essa primeira abordagem permite reler sua produção ficcional como um exercício de autoficção. Os narradores clariceanos, por exemplo, ao revelarem seu processo de escrita enquanto escrevem, como ocorre em Água viva ([1973] 1998), A hora da estrela ([1977] 1996) e Um sopro de vida: pulsações ([1978] 1999), deixam abertas as portas para que se compreenda o processo de criação literária da própria autora, que é o mesmo desses narradores. A escritora como projeto ficcional aparece propriamente em trabalhos recentemente publicados, como na novela Clarice, ficção (1996[1999]), de Ana Miranda e no conto É duro como quebrar rochas, de Godofredo Neto, este presente em Clarice Lispector: personagens reescritos (2012). Essas releituras a partir do arquivo pessoal/literário clariceano, põem em evidência na sua obra a metaficção biográfica, a autoficção e a biografia como gênero híbrido entre realidade e ficção. Além do mais, dá subsídios para continuar esse trabalho de ficcionalização, isto é, criar mais uma representação de Clarice Lispector por meio de um conto, produto deste trabalho.
Abstract: Lecturas de Clarice Lispector han permitido la aparición de una Clarice Lispector de papel, o sea, un personaje: la reexaminacón de su vida/obra a partir de algunos biógrafos, como Nádia Batella Gotlib, ([1995] 2011) y Benjamin Moser (2011), afirma que la autora se ficcionalizó en su obra, basándose en la interpretación que los datos autobiográficos se pueden encontrar en su legado literario (romances, novelas, cuentos y crónicas). Esta primera aproximación permite releer su producción de ficción como un ejercicio de autoficción. Los clariceanos narradores, por ejemplo, mediante la revelación de su proceso de escritura al escribir, al igual que en Água Viva ([1973] 1999] A hora da estrela ([1977] 1996) y Um sopro de vida: pulsações ([1978] 1998), dejan las puertas abiertas para entender el proceso de la creación literaria del autor a sí misma, que es lo mismo de los narradores. La escritora aparece como un proyecto de ficción en los documentos publicados recientemente, como la novela Clarice, ficção (1996[1999]), de Ana Miranda y en el cuento É duro como quebrar rochas, de Godofredo Neto, este presente em Clarice Lispector: personagens reescritos (2012).Estas lecturas desde el archivo personal / literario clariceano ponen de relieve en su trabajo la etaficción biográfica, la autoficción y la biografía como género híbrido entre la realidad y la ficción. Por otra parte, otorga subisidios para continuar esta obra de ficcionalización, es decir, crear más una representación de Clarice Lispector a través de un cuento, producto de este trabajo.
Palavras-chave: Clarice Linspector - obras
Literatura crítica
Crítica literária
Criação literária
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Souza, Fabrício Magalhães de. Ficção biográfica e criação literária a partir da personagem Clarice Lispector. 2013. 95 f. Dissertação( Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/65
Data de defesa: 12-Dec-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficção biográfica e criação literaria a partir da personagem Clarice Dissertação.pdfDissertação - Documento principal702,57 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons