???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/61
Tipo do documento: Dissertação
Título: O livro ilustrado : entre a palavra e a imagem
Autor: Silva, Eli Neuza Soares da 
Primeiro orientador: Cavalheiro, Juciane dos Santos
Primeiro membro da banca: Bissoli, Michelle de Freitas
Segundo membro da banca: Páscoa, Luciane Viana Barros
Terceiro membro da banca: Matos, Maurício
Resumo: Literatura é arte, e literatura infantil é a expressão artística cuja essência se fundamenta no diálogo verbal e visual. O livro ilustrado infantil pode ser caracterizado pelo detalhe, pelo conjunto de imagens e pelas leituras da ilustração que, além de suas interrelações com o texto, possui qualidades configuracionais e estruturais perfeitamente explicáveis e analisáveis. A ilustração do livro infantil, ao longo de sua evolução histórica, conheceu grandes inovações, culminando com o formato atual, em que, gradativamente, foi conquistando um espaço determinante, construindo sua própria história. Nos aspectos constitutivos pode nortear os caminhos da criança para a leitura visual, para a sensibilização do olhar. Considerando que as imagens do livro ilustrado infantil produzem no pequeno leitor a memória visual, elas devem sempre dialogar com a palavra. Afinal, o que se espera de uma imagem no livro ilustrado é que ela acorde o olhar, desperte as lembranças de outras imagens, que estimule no leitor criança um novo olhar de descoberta. Para evidenciar esses aspectos, a presente pesquisa tomou como principal objeto a relação entre ilustração e texto literário na literatura infantil. A sequência deste trabalho teve como prioridade a análise das principais influências que constituíram a linguagem da arte de ilustrar livros para crianças. O principal resultado dos dados levantados servirá como base para a materialização de um livro interativo infantil ilustrado com origami, que cumprirá uma tripla finalidade, a saber: servir de registro para pesquisas e estudos futuros, estimular o prazer da leitura e da produção criadora no leitor criança, assim como subsidiar os profissionais da área em análise com uma visão mais ampla e lúdica sobre a ilustração na literatura infantil.
Abstract: Literature is art, and children’s literature is the artistic expression whose essence is based on verbal and visual dialogue. The children's illustrated book can be characterized by detail, the set of images and the readings of illustration, which, beyond their interrelations with the text, has configurational and structural qualities perfectly explainable and analyzable. Throughout its historical evolution, experienced great innovations, culminating in the current format, on which, gradually, has been conquering a determinant space, building its own history. In the constitutive aspects can guide the child paths for visual reading, and awareness of the look. Whereas the images of child's illustrated book produce in little reader the visual memory, they always have to dialogue harmonically with the word. After all, what is expected from a picture in illustrated book is that it wakes up the look, awake the memories of other images and stimulates in the child reader a new discovery look. To highlight these aspects, this research took as the main subject the relationship between illustration and literary text in children's literature. The sequence of this work had as a priority the analysis of the main influences that composed the language of illustrating children's book art. The main result of the collected data will serve as a support to the realization of a children's interactive book illustrated with origami, that will fulfill three purposes, which are: to serve as a record for future research and studies, to stimulate the pleasure of reading and creative production in child reader as well as to provide the professionals of the analyzed field with a broader and playful vision of illustration in children's literature.
Palavras-chave: Literatura infantil
Origami - ditática
Livros - leituras
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Silva, Eli Neuza Soares da. O livro ilustrado : entre a palavra e a imagem. 2015. 155 f. Dissertação( Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/61
Data de defesa: 1-Jun-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O livro ilustrado entre a palavra e a imagem Dissertação.pdfDissertação - Documento principal14,81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons