???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/47
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta repertorial para conjuntos musicais infanto-juvenis
Autor: Riera, Gustavo Javier Medina 
Primeiro orientador: Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Primeiro membro da banca: Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Segundo membro da banca: Trilha Neto, Mário Marques
Terceiro membro da banca: Páscoa, Luciane Viana Barros
Resumo: A influência do pensamento científico nas humanidades e as diversas formas de conhecimento obrigam a uma reflexão epistemológica quando se trata da criação e a interpretação artística. Neste sentido, a introdução do contexto histórico na compreensão, isto é, a historicidade, e do conceito de visão de mundo permite a aplicação da hermenêutica filosófica como caminho para a compreensão da criação de repertório e sua interpretação de parte de conjuntos musicais infanto-juvenis. Desta forma, uma análise sobre a experiência estética e a compreensão musical desde a perspectiva dos conjuntos musicais infanto-juvenis, como destino dos pressupostos criativos da composição, ilumina o entendimento sobre a formação das preferências musicais da juventude através da reflexão baseada no circulo hermenêutico iniciado na obra musical. Por esta causa, ao colocar estes conjuntos como paradigma compositivo, estético e social, a proposta relata uma relação de estratégias de composição destinadas a superar as limitações inerentes, surgidas na reflexão dos propósitos estéticos e experimentais em cada uma das obras.
Abstract: La influencia del pensamiento científico en las humanidades y en las diversas formas del conocimiento obliga a una reflexión epistemológica cuando se trata de creación y de interpretación artística. En este sentido, la introducción del contexto histórico en la comprensión, esto es, la historicidad, y el concepto de visión de mundo permite la aplicación de la hermenéutica filosófica como camino para la comprensión de la creación de repertorio y su interpretación por parte de los conjuntos musicales infanto-juveniles. De esta manera, un análisis sobre la experiencia estética y la comprensión musical desde la perspectiva de los conjuntos musicales infanto-juveniles, como destino de los presupuestos creativos de la composición, ilumina el entendimiento sobre la formación de las preferencias musicales de la juventud a través de la reflexión basada en el círculo hermenéutico iniciado en la obra musical. Por esta causa, al colocar estos conjuntos como paradigma compositivo, estético y social, la propuesta relata una relación de estrategias de composición destinadas a superar las limitaciones inherentes, surgidas en la reflexión de los propósitos estéticos y experimentales en cada una de las obras.
Palavras-chave: Música - Instrução e estudo
Música infantojuvenil
Área(s) do CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Riera, Gustavo Javier Medina. Proposta repertorial para conjuntos musicais infanto-juvenis. 2013. 162 f. Tese( Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/47
Data de defesa: 21-Aug-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proposta repertorial para conjuntos Dissertação.pdfDissertação - Documento principal3,59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons