???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/354
Tipo do documento: Tese
Título: Formação profissional de formadores de professores de Matemática contextos e práticas pedagógicas na licenciatura em Parintins
Título(s) alternativo(s): Professional training of teachers of Mathematics teachers contexts and pedagogical practices in the degree in Parintins
Autor: Beltrão, Isabel do Socorro Lobato 
Primeiro orientador: Barbosa, Ierecê dos Santos
Primeiro coorientador: Kalhil, Josefina D. Barrera
Primeiro membro da banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Segundo membro da banca: Cury, Fernando Guedes
Terceiro membro da banca: Oliveira, Nilomar Vieira de
Quarto membro da banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Quinto membro da banca: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: O objeto deste estudo é a formação do professor formador e os processos de construção de conhecimentos em suas práticas pedagógicas, o qual tem como objetivo compreender as experiências dos formadores de professores, referentes à suas vivências no processo de construção de conhecimentos, subjacentes às práticas pedagógicas na Licenciatura em Matemática em Parintins-AM. Foi utilizada a nomenclatura formador de professores para fazer referência ao professor que atua na licenciatura em Matemática. Alicerçada na perspectiva qualitativa, a pesquisa desenvolveu-se numa abordagem metodológica da História Oral Temática. Os interlocutores foram oito formadores de professores de matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que atuam no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Além dos registros e observações realizadas durante o percurso investigativo, foram utilizados como instrumentos de construção de dados a análise de documentos e entrevistas narrativas, que foram gravadas em áudio. Todas as entrevistas foram transcritas integralmente, textualizadas e validadas pelos interlocutores da pesquisa. A análise dos dados construídos foi realizada através da análise de narrativas, com base na Análise Textual Discursiva (ATD), por entendermos que este método é aberto a outros caminhos metodológicos. Os resultados deste estudo permitiram concluir que cada professor formador vivencia um percurso singular e suas aprendizagens docentes se constroem e reconstroem, constantemente, conforme conhecimentos que vão se ressignificando ao longo de suas vivências na formação e constituição profissional. Os formadores evidenciaram que suas vivências e experiências produziram conhecimentos subjacentes, tanto nas práticas de ensinar Matemática, quanto nas práticas pedagógicas de formar professores. Tais revelações nos permitiram inferir que, o modo como os interlocutores vivenciam suas experiências na Licenciatura em Matemática, ampliam suas possibilidades de êxito em formar professores de Matemática.
Abstract: The object of this study is the professional preparation of the teacher trainer and the knowledgebuilding processes in their pedagogical practices, which aims to understand the experiences of teachers' educators, referring to their experience in the process of construction of knowledge, underlying the pedagogical practices in the undergraduate program in Mathematics in Parintins- AM. It was used the teacher trainer nomenclature to refer to the professor who works in the Mathematics undergraduate program. Based on the qualitative perspective, this research has developed into a methodological approach to Thematic Oral History. The interlocutors were eight Mathematics teachers’ trainers at the Amazonas State University (UEA), who work at the Center for Higher Studies in Parintins (CESP). In addition to the records and observations carried out during the investigative course, the analysis of documents and narrative interviews, which were recorded in audio, were also used as data-building tools. All interviews were transcribed entirely, textualized and validated by the research interlocutors. The analysis of the constructed data was carried out through the analysis of narratives, based on the Discursive Textual Analysis (ATD), because we understand that this method is open to other methodological pathways. The results of this study have made it possible to conclude that each teacher trainer experiences a singular pathway and that his/her teaching experiences are constructed and reconstructed, constantly, according to the knowledge that is resignified throughout their experiences in training and professional formation. The trainers showed that their practices and experiences produced underlying knowledge, both in the practices of teaching Mathematics, and in the pedagogical practices of training teachers. Such revelations allowed us to infer that the way in which the interlocutors experience their experiences in the Mathematics undergraduate program broaden their chances of success in training Math teachers.
Palavras-chave: Formação docente
Professores formadores
Educação Matemática.
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Beltrão, Isabel do Socorro Lobato. Formação profissional de formadores de professores de Matemática contextos e práticas pedagógicas na licenciatura em Parintins. 2018. 172 f. Tese( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/354
Data de defesa: 21-Nov-2018
Appears in Collections:TESES - (PPGECEM) E (REAMEC)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons