???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/353
Tipo do documento: Tese
Título: Processos de autoria na formação de um professor pesquisador
Título(s) alternativo(s): Processes of authorship in the formation of a researcher professor
Autor: Almeida, Whasgthon Aguiar de 
Primeiro orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
Primeiro membro da banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Segundo membro da banca: Souza, Elizeu Clementino de
Terceiro membro da banca: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Quarto membro da banca: Alves, José Moysés
Quinto membro da banca: Forsberg, Maria Clara Silva
Resumo: Investigação autobiográfica que trata sobre as vivências e experiências formativas de um professor pesquisador durante o seu processo de Formação Inicial e Contínua, tendo em vista o processo de autoria construído em toda a sua trajetória. Adotou-se uma abordagem de cunho qualitativo pautada no método narrativo com a utilização da técnica de Análise Compreensiva Interpretativa como forma de categorizar e estruturar os significados obtidos durante a construção da narrativa para interpretá-los de maneira que evidenciassem a importância do processo de autoria na condução e ressignificação de seu fazer docente, como também na sua legitimação como professor pesquisador. A análise indicou que os processos formativos docentes, quando de fato experienciados pelo professor, podem se constituir como importantes processos de autoria docente quando caracterizados pela desconstrução, reconstrução e socialização de conhecimentos. Constatou-se que os sentimentos oriundos das tensões, anseios e necessidades presentes nas trajetórias formativas em nível de graduação, mestrado e doutorado vivenciados e experienciados pelo professor, contribuíram significativamente para que este compreendesse e valorizasse a construção do processo de autoria que o legitimou como professor pesquisador.
Abstract: An autobiographical research which approaches personal and formative experiences of a researcher professor throughout his process of Initial and Continuous Preparation, aiming the authorship process built throughout his career. It was adopted a qualitative approach based on the narrative method using the Comprehensive Interpretative Analysis technique as a way of categorizing and structuring the meanings obtained during the construction of the narrative in order to interpret them, emphasizing the importance of the authorship process in conducting and resignification of his own teaching profession and in his legitimization as research professor. The analysis indicated that teacher preparations processes, when actually experienced by the teacher, could constitute important processes of teaching authorship, when characterized by the deconstruction, reconstruction and socialization of knowledge. It was observed that the feelings generated by the tensions, yearnings and needs present in the formative trajectories at undergraduate, master's and doctoral levels experienced by the educator contributed significantly to the understanding and appreciation the construction of the authorship process that legitimized him as a researcher professor .
Palavras-chave: Formação de Professores
Processos de autoria
Narrativas Autobiográficas
Professor pesquisador
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Almeida, Whasgthon Aguiar de. Processos de autoria na formação de um professor pesquisador. 2018. 173 f. Tese( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/353
Data de defesa: 3-Sep-2018
Appears in Collections:TESES - (PPGECEM) E (REAMEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processos de autoria na formação de um professor pesquisador.pdfTese - arquivo principal4,64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons