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Tipo do documento: Dissertação
Título: Domínio Ortográfico da língua portuguesa no contexto bilíngue ticuna/português na aldeia Filadélfia em Benjamim Constant-Alto Solimões -Am
Autor: Oliveira, Carlos Alberto Silva de 
Primeiro orientador: Martins, Valteir
Primeiro membro da banca: Martins, Valteir
Segundo membro da banca: Campos, Maria Sandra
Terceiro membro da banca: Martins, Silvana Andrade
Resumo: O domínio da ortografia da Língua Portuguesa é um caminho complexo que o docente e o discente trilham em todas as fases da vida escolar e pessoal. Buscar o exercício desta competência linguística é uma das condições fundamentais para o seu crescimento intelectual e educacional. Assim, este trabalho objetivou investigar e analisar as formas de representação e apropriação da ortografia da Língua Portuguesa, com ênfase nos desvios ortográficos ou alterações ortográficas pelos discentes da etnia Ticuna do ensino médio da Escola Estadual Indígena Professor Gildo Sampaio Megatanücü, localizada na Aldeia Filadélfia, no município de Benjamin Constant, na microrregião do Alto Solimões – AM. A análise foi realizada a partir de atividades escritas, ditados de palavras, frases, textos, produções de textos espontâneos e exercícios de verificação da acentuação gráfica, aplicados durante os horários regulares da escola. O trabalho de análise da ortografia dos discentes foi norteado pelos estudos de Zorzi (1998), Cagliari (1997), com grande contribuição de Soares (1995) quanto à questão da Fonologia da Língua Ticuna. Em consideração ao estudo ser realizado com populações indígenas cuja língua materna é a Ticuna, analisamos o domínio da ortografia e sua relação com os desvios ortográficos motivados pela própria complexidade do sistema ortográfico e, com aqueles, motivados pelo contato linguístico. Dentre os aspectos principais dos resultados obtidos, podemos destacar uma maior tendência pelos desvios ortográficos relacionados às representações múltiplas (31,1%), apoio na oralidade (21,9%) e desvios ocorridos por ausência, deslocamento e troca de acentos gráficos (14%), demonstrando, assim, um quadro de maior dificuldades nesses 3 (três) desvios mencionados dos 3.623 (três mil, seiscentos e vinte e três) desvios classificados. Igualmente, analisamos nos desvios motivados pelo contato linguístico: o Hibridismo Ortográfico, cujas alterações ortográficas foram marcadas pela formação de palavras com a estrutura de duas línguas (Português/Ticuna ou Português/Espanhol).
Abstract: The mastery of the spelling of the Portuguese Language is a complex path that the teacher and the student walk in all phases of school and personal life. Seeking the exercise of this linguistic competence is one of the fundamental conditions for its intellectual and educational growth. Thus, this work aimed to investigate and analyze the forms of representation and appropriation of the Portuguese Language orthography, with emphasis on orthographic deviations or orthographic alterations by students of the ethnic Ticuna of the high school of the Professor Gildo Sampaio Megatanücü Indigenous State School located in Aldeia Filadélfia, in the municipality of Benjamin Constant, in the micro-region of Alto Solimões - AM. The analysis was carried out from written activities, dictations of words, phrases, texts, productions of spontaneous texts and exercises of verification of the graphical accentuation, applied during the regular hours of the school. The work of spelling analysis of the students was guided by the studies of Zorzi (1998), Cagliari (1997), with great contribution of Soares (1995) on the issue of Tinguistic Language Phonology. Considering the study being carried out with indigenous populations whose mother tongue is Ticuna, we analyzed the domain of orthography and its relation with the orthographic deviations motivated by the very complexity of the orthographic system and, with those, motivated by the linguistic contact. Among the main aspects of the results, we can highlight a greater tendency for spelling deviations related to multiple representations (31.1%), orality support (21.9%) and deviations due to absence, displacement and exchange of graphic accents (14 %), thus demonstrating a more difficult situation in these 3 (three) deviations mentioned from the 3,623 (three thousand, six hundred and twenty three) classified deviations. Likewise, we analyze the deviations motivated by the linguistic contact: Orthographic Hybridism, whose orthographic changes were marked by the formation of words with the structure of two languages ​​(Portuguese / Ticuna or Portuguese / Spanish).
Palavras-chave: Ticuna
Ortografia
Língua Portuguesa
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA COMPARADA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Oliveira, Carlos Alberto Silva de. Domínio Ortográfico da língua portuguesa no contexto bilíngue ticuna/português na aldeia Filadélfia em Benjamim Constant-Alto Solimões -Am. 2017. 103 f. Dissertação( Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, [Manaus] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/333
Data de defesa: 28-Jun-2017
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