???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/329
Tipo do documento: Dissertação
Título: O estágio supervisionado como componente curricular na formação inicial e continuada do professor de biologia
Título(s) alternativo(s): The supervised internship as a curricular component in the initial and continuing training of the biology teacher
Autor: Brasil, Osimar Bezerra Magalhães 
Primeiro orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
Primeiro membro da banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Segundo membro da banca: Costa, Lucinete Gadelha
Terceiro membro da banca: Aguiar, José Vicente de Souza
Resumo: Pesquisa Dissertativa que trata da formação continuada de professores de Biologia, numa abordagem autobiográfica. Partindo do princípio de que o Estágio Curricular Supervisionado é um dos componentes curriculares no Curso de Licenciatura em Biologia, pergunta-se: o que é possível de ser analisado, a partir das experiências obtidas tanto durante o Estágio Supervisionado na formação inicial, quanto na formação continuada, em uma trajetória formativa de um professor de Biologia? A metodologia foi construída a partir do Método História de Vida, que se constitui na primeira parte do Capítulo -1, “Sobre a escolha do Método História de Vida”, onde abordamos, entre outros temas, “O autoconhecimento do pesquisador na compreensão do papel social do professor”. Na segunda parte, abordamos “Os fundamentos da trajetória formativa do pesquisador”, destacando a aquisição de uma nova postura: “o professor pesquisador”. No capítulo - 2, abordamos, na terceira e na quarta parte, respectivamente, aspectos relevantes como: “a formação dos professores e os profissionais da educação” e “o pesquisador no estágio curricular supervisionado”. O Capítulo - 3, na quinta parte, trata do resgate das narrativas do pesquisador no seu período de estágio de graduação, onde se ressaltam aspectos da autoconstrução e da identidade docente do pesquisador. E, por fim, na sexta parte: “O Estágio Curricular Supervisionado na Formação Continuada”, abordamos os pressupostos legais do estágio, o planejamento, as narrativas das práticas realizadas e tecemos nossas considerações finais. Palavras-chave: Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Autobiografia.
Abstract: Dissertation Research that deals with the continuing education of Biology teachers, in an autobiographical approach. Assuming that the Supervised Curricular Internship is one of the curricular components in the Biology Degree Course, we ask: what is possible to be analyzed, based on the experiences obtained both during the Supervised Internship in initial training and in the training continued, in a formative trajectory of a professor of Biology? The methodology was constructed from the History of Life Method, which is constituted in the first part of Chapter -1, "On the choice of the Method of Life History", where we address, among other topics, "The researcher's self-knowledge in understanding the role social of the teacher ". In the second part, we address "The fundamentals of the formative trajectory of the researcher", highlighting the acquisition of a new posture: "the researcher professor". In chapter - 2, we address, in the third and fourth part, relevant aspects such as: "teacher training and education professionals" and "the researcher in the supervised curricular stage". Chapter - 3, in the fifth part, deals with the retrieval of the researcher's narratives during his undergraduate period, where aspects of the researcher's self - construction and teaching identity are highlighted. And, finally, in the sixth part: "Supervised Curriculum Internship in Continuing Education", we approach the legal presuppositions of the internship, the planning, the narratives of the practices performed and we weave our final considerations. Keywords: Teacher Training, Supervised Internship, Autobiography.
Palavras-chave: Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Autobiografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Brasil, Osimar Bezerra Magalhães. O estágio supervisionado como componente curricular na formação inicial e continuada do professor de biologia. 2018.106 f. Dissertação( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/329
Data de defesa: 1-Aug-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O estágio supervisionado como componente curricular na formação inicial e continuada do professor de biologia.pdfArquivo principal - Dissertação1,51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons