???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/321
Tipo do documento: Dissertação
Título: A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): The scientific divulgation from the activities of experimentation with elementary students II
Autor: Almeida, Elder Tânio Gomes de 
Primeiro orientador: Gonçalves, Carolina Brandão
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Carolina Brandão
Segundo membro da banca: Aguiar, José Vicente de Souza
Terceiro membro da banca: Salgado, André Wilson Archer Pinto
Resumo: Considerando que a Divulgação Científica no âmbito escolar necessita ser apresentada como parte relevante do ensino para a compreensão dos fenômenos que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Problematiza-se como a divulgação científica a partir das atividades de experimentação constituiu-se como estratégia significativa para os alunos do 9º ano. Para tanto, a pesquisa procedeu-se na Escola Municipal Professora Edinir Telles Guimarães localizada na zona leste da cidade de Manaus pela abordagem qualitativa, iniciou-se mediante duas perguntas em 2016 e uma entrevista em 2017 sobre a divulgação científica junto a experimentação. Para a interpretação dos dados utilizou a análise textual discursiva-ATD. Foi possível observar que a Divulgação Científica, com experimentação proporciona o interesse dos alunos nos fenômenos naturais como estratégia significativa no ensino de ciências, o que permite concluir que as atividades práticas contribuem com discussões sobre assuntos científicos.
Abstract: Considering that the Scientific Divulgation in the school scope needs to be presented as a relevant part of the teaching to the understanding of the phenomena that are present in the daily life of the students. It is problematic how the scientific dissemination from the experimental activities constituted as a significant strategy for the students of the 9th grade. Therefore, the research was carried out in the Municipal School Professor Edinir Telles Guimarães located in the eastern part of the city of Manaus by the qualitative approach, started with two questions in 2016 and an interview in 2017 about the scientific dissemination with the experimentation. For the interpretation of the data used the discursive textual analysis-DTA. It was possible to observe that Scientific Dissemination with experimentation provides the students' interest in natural phenomena as a significant strategy in science teaching, which allows to conclude that the practical activities contribute with discussions on scientific subjects
Palavras-chave: Divulgação Científica
Ensino Fundamental
Fenômenos Naturais
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Almeida, Elder Tânio Gomes de. A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II. 2018. 77 f. Dissertação( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/321
Data de defesa: 20-Mar-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II.pdfArquivo principal - Dissertação1,64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons