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Tipo do documento: Dissertação
Título: O zoológico do CIGS e o ensino de Ciências na Amazônia
Título(s) alternativo(s): The CIGS Zoo and Science Teaching in the Amazon
Autor: Lobo, Huanderson Barroso 
Primeiro orientador: Aguiar, José Vicente de Souza
Primeiro membro da banca: Aguiar, José Vicente de Souza
Segundo membro da banca: Paula, Joana D’Arc de
Terceiro membro da banca: Costa, Mauro Gomes da
Resumo: Os zoológicos, ao longo de sua existência, vêm reconstruindo suas funções e hoje exercem papel fundamental na construção de uma cultura científica, configurando-se também como espaço não formal institucionalizado de propagação da ciência. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender as possibilidades de ensino de ciências a partir dos recursos da fauna e flora existentes no Zoológico do CIGS, pautado em uma perspectiva fenomenológica do ensino de ciências. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e analítica. O método fenomenológico foi utilizado para descrever as experiências de observações e interpretações. Como técnicas e instrumentos da pesquisa, foram utilizadas: as leituras bibliográficas, visitas de campo, observação participante e análises de documentos institucionais. A fundamentação teórica sustentou-se nas obras de Merleau-Ponty (1999), Astolfi (1997, 1998) e Bachelard (1996). Esta dissertação apresenta três capítulos. O primeiro, traz uma reflexão e analisa, a partir de uma abordagem fenomenológica, o entendimento dos estudantes sobre a realização de atividades de produção do ensino de Ciências. O segundo, descreve os recursos naturais e físicos do zoológico do CIGS, pautado na experiência compreensiva fenomenológica, destacando as características e potencialidades educativas que este espaço oferece, além de discutir e apresentar dados de problemas que afetam esses recursos, como o desmatamento, a extinção de espécies e a perda da biodiversidade. No último capítulo, é mostrado o desenvolvimento de uma sequência didática realizada com os alunos do ensino fundamental II, iniciada na escola e concluída no zoológico do CIGS. Após o desenvolvimento das atividades, percebemos a retificação de diversos conceitos. Dessa forma, consideramos que as atividades motoras contribuem no processo de construção do conhecimento.
Abstract: Throughout its existence, zoos have been rebuilding their functions and today play a fundamental role in the construction of a scientific culture, also forming as an institutionalized non-formal space for the propagation of science. The objective of this research was to understand the possibilities of teaching science from the resources of fauna and flora existing in the Zoo of CIGS, based on a phenomenological perspective of science teaching. The research presents a qualitative approach of descriptive and analytical nature, the phenomenological method was used to describe the experiences of observations and interpretations. As techniques and instruments of the research, the following were used: bibliographical readings, field visits, participant observation and analysis of institutional documents. The theoretical foundation was based on the works of Merleau-Ponty (1999), Astolfi (1997, 1998) and Bachelard (1996). This dissertation presents three chapters. The first one, brings a reflection and analyzes, from a phenomenological approach, the students' understanding of the production of science teaching activities. The second describes the natural and physical resources of the CIGS Zoo, based on the phenomenological understanding, highlighting the characteristics and educational potential that this space offers, as well as discussing and presenting data on problems that affect these resources, such as deforestation, extinction of species and loss of biodiversity. In the last chapter, the development of a didactic sequence carried out with the students of elementary school II, begun in the school and completed in the zoo of the CIGS. After the development of the activities we perceive the rectification of several concepts, in this way we consider that the motor activities contribute in the process of knowledge construction.
Palavras-chave: Fenomenologia
Ensino e aprendizagem de Ciências
Zoológico do CIGS
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Lobo, Huanderson Barroso. O zoológico do CIGS e o ensino de Ciências na Amazônia. 2017. 96 f. Dissertação( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/314
Data de defesa: 14-Dec-2017
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