???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/305
Tipo do documento: Dissertação
Título: Direito à desconexão e meio ambiente do trabalho
Autor: Leite, Karen Rosendo de Almeida 
Primeiro orientador: Silva Filho, Erivaldo Cavalcanti e
Primeiro membro da banca: Gomes, Sebastião Marcelice
Segundo membro da banca: Melo, Sandro Nahmias
Resumo: O trabalho tem por objetivo apresentar os impactos que a introdução de novas tecnologias causaram no meio ambiente do trabalho, afetando uma série de direitos constitucionalmente assegurados. Para melhor compreensão do tema, inicialmente são tratados o meio ambiente e o direito ambiental, o direito ao desenvolvimento e avanço tecnológico, fazendo uma apanhado geral teórico necessário para análise da existência de um direito à desconexão, um direito à desconectar-se do ambiente de trabalho, direito considerado pela autora como fundamental e necessário a tutela de outros direitos garantidos pela ordem constitucional. Por fim, foram apresentadas propostas de solução ao conflito aparente entre o direito ao meio ambiente equilibrado e o direito ao desenvolvimento, tendo em vista a introdução de novas tecnologias e ainda é apresentado o conceito de dano existencial e contextualizado como os danos ao ambiente laboral causados pela introdução de novas tecnologias na relação de trabalho podem importar neste tipo de dano.
Abstract: El trabajo tiene como objetivo presentar el impacto que la introducción de las nuevas tecnologías han causado en el ambiente de trabajo, que afecta a una serie de derechos garantizados por la Constitución. Para una mejor comprensión del tema, se tratan inicialmente el medio ambiente y el derecho ambiental, el derecho al desarrollo y el progreso tecnológico, haciendo una visión teórica necesaria para el análisis de la existencia de un derecho de desconectar, el derecho a desconectar del ambiente de trabajo, derecho considerado por el autor como fundamental y necesario a la protección de otros derechos garantizados por el ordenamiento constitucional. Por último, se presentaron propuestas de solución a el aparente conflicto entre el derecho a un medio ambiente equilibrado y el derecho al desarrollo, mientras la introducción de nuevas tecnologías y también se presenta el concepto de daño existencial y contextualizados como daño causado al ambiente de trabajo, con la introducción de las nuevas tecnologias, puede importar este tipo de daño.
Palavras-chave: Direito Ambiental
Meio Ambiente do Trabalho
Direito à Desconexão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Ciências Sociais ESO::PROPESP
Programa: Direito Ambiental
Citação: Leite, Karen Rosendo de Almeida. Direito à desconexão e meio ambiente do trabalho. 2016. 119 f. Dissertação (Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/305
Data de defesa: 28-Mar-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGDA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karen.pdfDocumento Principal708,89 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons