???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/291
Tipo do documento: Dissertação
Título: A divulgação científica e suas contribuições para o ensino de ciências, a partir do tema água
Título(s) alternativo(s): The scientific dissemination and its contributions to the teaching of sciences, from the water theme
Autor: Almeida, Marlúcia Seixas de 
Primeiro orientador: Costa, Mauro Gomes da
Primeiro membro da banca: Costa, Mauro Gomes da
Segundo membro da banca: Gonçalves, Carolina Brandão
Terceiro membro da banca: Bueno, Carlos Roberto
Resumo: Este trabalho se propôs a analisar a potencialidade e usos da divulgação científica para o ensino de ciências no ensino fundamental. Para esta análise, escolhemos como temática a água, e como público-alvo professora e alunos do 6º ano de uma escola pública de Manaus, no Amazonas. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa e o método cientifico adotado foi a dialética. A coleta de dados ocorreu em 2016, e três questões nortearam nosso estudo: Quais as estratégias de divulgação científica utilizadas no ensino de ciências? Quais as problematizações sobre o tema água são propostas pelos docentes? E qual o nível de compreensão que os estudantes de ensino fundamental têm da água pela divulgação científica? Os dados referem-se a uma única turma, de uma única escola. Os resultados apontaram que a divulgação científica, enquanto recurso pedagógico pode contribuir para o ensino de ciências, porém precisa ser contextualizada, pois a percepção dos alunos sobre a água é desconexa da realidade em que vivem.
Abstract: This study seeks to analyze the potential and the uses of scientific divulgation for the teaching of Science in elementary education. For this study, we chose water as our theme, and our target audience was the teacher and students of a 6th grade class in a public school in Manaus, Amazonas. The survey‟s research is primarily qualitative and the method used was dialectic. Data collection was carried out in 2016, and three questions guided our study: What are the scientific divulgation strategies that are used in the teaching of Science? What problems on the theme of water are proposed by the teachers? And what is the comprehension level from scientific divulgation that the students have in regards to water? The surveys refer to a single class, at a single school. The results showed that scientific divulgation, as a pedagogical resource, can contribute to the teaching of Science, however, it needs to be contextualized because the students‟ perception of water is disconnected from the reality in which they live.
Palavras-chave: Divulgação Científica - Água
Ensino de Ciências
Água
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Almeida, Marlúcia Seixas de. A divulgação científica e suas contribuições para o ensino de ciências, a partir do tema água. 2017. 88 f. Dissertação( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/291
Data de defesa: 23-Jun-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A divulgação científica e suas contribuições para o ensino de ciências, a partir do tema água.pdfDocumento principal - Dissertação1,82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons