???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/288
Tipo do documento: Dissertação
Título: Divulgação científica no ensino fundamental: contribuições do jornal escolar
Título(s) alternativo(s): Scientific dissemination in elementary school: contributions of the school newspaper
Autor: Azevedo, Argicely Leda 
Primeiro orientador: Gonçalves, Carolina Brandão
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Carolina Brandão
Segundo membro da banca: Costa, Mauro Gomes da
Terceiro membro da banca: Salgado, André Wilson Archer Pinto
Resumo: A Divulgação Científica (DC) cumpre-se mediante a publicação de livros didáticos, histórias em quadrinhos, revistas de Ciências, aulas de Ciências nas escolas, documentários, programas de televisão, rádio e o jornal científico. O presente trabalho teve por objetivo analisar de que maneira a produção do jornal escolar contribui para a divulgação da ciência entre os alunos do Ensino Fundamental. Baseou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, em uma escola particular de Manaus, com estudantes do turno vespertino do 8° e 9° do ano do Ensino Fundamental, com a colaboração do professor de Ciências. Para coleta e análise dos dados, utilizou-se como técnicas e instrumentos a observação participante, a entrevista semiestruturada, o caderno de campo, máquina fotográfica, gravador de áudio e vídeo. Os resultados demostraram que, para a DC, o jornal escolar é um recurso que contribui para autonomia e desenvolvimento de pessoas, questionadoras, informadas e divulgadoras da ciência. Posturas estas observadas nos estudantes envolvidos no estudo após realização das etapas de produção do jornal escolar que possibilitou divulgar a ciência através de uma linguagem simples e de fácil entendimento.
Abstract: The Science Comunication (DC) is fulfilled by publishing textbooks, comics books, science magazines, science classes in schools, documentaries, television programs, radio and the scientific newspaper. This work aimed at analysis how the production of the school newspaper contributes to the comunication of science among elementary school pupils. It was based on a qualitative approach, the type of participant research, in a private school of Manaus, with students from the 8th and 9th of the Year of Middle school, with the collaboration of the science teacher. For the collection and analysis of the data, it was used as techniques and instruments to observe the end observation, the Inter-structured interview, the field notebook, photographic machine, audio and video recorder. The results showed that, for The Scientific Comunication (DC), the school newspaper is a resource contributing to the autonomy and development of people, questioning, informed and comunication of science. Postures these observed in the students involved in the study after performing the stages of production of the school newspaper that allowed to comunication science through a simple and easy-to-understand language.
Palavras-chave: Divulgação científica - Jornal escolar
Ensino Fundamental
Jornal escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Azevedo, Argicely Leda. Divulgação científica no ensino fundamental: contribuições do jornal escolar. 2017. 97 f. Dissertação( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/288
Data de defesa: 4-Jul-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Divulgação científica no ensino fundamental contribuições do jornal escolar.pdfDocumento principal - Dissertação6,01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons