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Tipo do documento: Dissertação
Título: As formações discursivas sobre o “ser surdo” na escola inclusiva
Título(s) alternativo(s): The discursive formations on the "deafness" in the inclusive school
Autor: Oliveira, Sebastião Reis de 
Primeiro orientador: Costa, Claudiana Nair Pothin Narzetti
Primeiro membro da banca: Costa, Claudiana Nair Pothin Narzetti
Segundo membro da banca: Cavalheiro, Juciane dos Santos
Terceiro membro da banca: Souza, Luiz Carlos Martins de
Resumo: Esta dissertação aborda as formações discursivas sobre o ser surdo na escola inclusiva. O referencial teórico foi o da Análise do Discurso francesa, circunscrita na categoria formação discursiva. A ideia em apresentar esta temática justifica-se pelas experiências adquiridas e vivenciadas enquanto profissional tradutor/intérprete de Libras em uma das escolas onde a pesquisa foi realizada, assim como pela emergente construção dessa categoria de educação inclusiva concomitante com avanços legais na conjuntura da democratização brasileira desde 1988, a fim de se verificar a pertinência concreta dessa categoria à luz da teoria de discurso perscrutando subjacências nos discursos oficiais de estratos e classes sociais agentes dessas práticas de educação inclusiva de surdos. Teve como objetivo geral analisar o discurso sobre formações discursivas elaboradas pelos professores, alunos ouvintes e alunos surdos sobre o “ser surdo” na escola inclusiva e, como específicos, investigar a realidade dos alunos surdos na escola inclusiva; analisar as formações discursivas elaboradas pelos professores em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; examinar as formações discursivas elaboradas pelos alunos ouvintes em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; avaliar as formações discursivas elaboradas pelos alunos surdos a respeito da escola inclusiva. A metodologia foi a qualitativa, por se tratar de uma pesquisa acerca da eficácia do discurso a respeito de fenômeno social, enquanto que a pesquisa de campo adotada foi a participante, porque
Abstract: This dissertation addresses the discursive formations on being deaf in the inclusive school. The theoretical reference was that of the French discourse analysis circumscribed in the category of discursive formation. The idea to present this theme is justified by the experiences acquired and experienced as a professional translator / interpreter of Libras in one of the schools where the research was carried out, as well as by the emergence of this category of inclusive education concomitant with legal advances in the context of Brazilian democratization Since 1988 in order to verify the concrete pertinence of this category in the light of the discourse theory by peering at the official discourses of strata and social classes agents of these practices of inclusive education of the deaf. The general objective was to analyze the discourse about discursive formations elaborated by teachers, hearing students and deaf students about the "deafness" in the inclusive school and, as specific, to investigate the reality of the deaf students in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the teachers in relation to the deaf student in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the hearing students in relation to the deaf student in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the deaf students regarding the inclusive school. The methodology was qualitative because it was a research about the efficacy of the discourse regarding social phenomenon and the field research was that of participant because the deaf and hearing students and teachers lived together with the studied subjects.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Aluno surdo
Análise do discurso
Formação discursiva
Área(s) do CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Oliveira, Sebastião Reis de. As formações discursivas sobre o “ser surdo” na escola inclusiva. 2017. 116 f. Dissertação( Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/254
Data de defesa: 27-Jun-2017
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