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Tipo do documento: Tese
Título: A AMAZÔNIA É AQUI? Redes que tecem a Amazônia discursiva no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): THE AMAZON IS HERE? Networks that weave the discursive Amazon in the teaching of sciences
Autor: COSTA, Mônica de Oliveira 
Primeiro orientador: CHAVES, Silvia Nogueira
Primeiro membro da banca: Chaves, Silvia Nogueira
Segundo membro da banca: Guimarães, Leandro Belinaso
Terceiro membro da banca: Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
Quarto membro da banca: Freitas, Denise de
Quinto membro da banca: Alves, José Jerônimo de Alencar
Resumo: O objetivo central dessa pesquisa é problematizar a Amazônia produzida nos materiais institucionais da Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED e Secretaria de Educação do Estado do Amazonas – SEDUC, assim como seus atravessamentos por enunciados de diferentes campos discursivos tais como mídia, literatura, música, economia, religião, A empiria tem as margens borradas e móveis, assumindo como materialidade disparadora os materiais institucionais das secretarias de educação do Amazonas, sendo ampliada constantemente por diferentes materialidades discursivas por meio das quais também se produzem e circulam enunciados sobre a Amazônia. A trajetória sinuosa da pesquisa construída por meio de uma lógica artesã está imbricada com o processo formativo da pesquisadora nos descaminhos de pesquisar como ato de criação. Discurso, saber, poder e subjetivação, são as ferramentas teórico-metodológicas tomadas de Michel Foucault para empreender as análises, no propósito de desnaturalizar as descrições, caracterizações e definições que determinam supostas verdades, modos de ver e dizer a Amazônia e os sujeitos ditos amazônidas. A trama enunciativa fabrica uma Amazônia entendida como real da qual se diz que o Brasil e o mundo precisam conhecer, proteger e explorar. Os enunciados que emergem na arena de discussão são: Amazônia Exuberante, Amazônia Miúda, Amazônia Ameaçada e Amazônia Útil. Eles atuam na fabricação de uma Amazônia predominantemente constituída por elementos naturais que se apresentam em abundância e que estão aí ocupando todos os lados desse território. A Amazônia exuberante é margeada pela Amazônia desconhecida, Amazônia ameaçada e pela Amazônia fonte de serviços, no qual a ciência precisaria intervir para catalogar, divulgar e instituir modos de exploração econômica ditos sustentáveis. A fabricação de uma Amazônia vista apenas por sua natureza faz com que seu campo de discussão situe-se predominantemente no ensino de ciências, mais especificamente no âmbito de uma Educação Ambiental de viés preservacionista e economicista, a partir da qual, por meio de práticas discursivas e não discursivas se produz um ecoconsumidor conscientizado e disciplinado para minimizar os impactos que sua existência provoca no planeta.
Abstract: The central objective of this research is to problematize the Amazon produced in the institutional materials from Manaus Municipal Secretary of Education – SEMED and Secretary of Education of the Amazon State – SEDUC, as well as its passage through different discursive fields such as media, literature, music, economy, religion. The empiria has as blurred and mobile margins, assuming as a triggering materiality of the institutional materials of the Amazon education secretariats, being constantly expanded by different discursive materialities through the complaints also produce and circulate statements about the Amazon. A sinuous trajectory of the research constructed by means of an artisanal logic is imbricated with the formative process of the researcher in the misled ways of researching as the creation. Discourse, knowledge, power and subjectivism are the theoretical-methodological tools taken from Michel Foucault to undertake the analyzes, in order to denaturalize the descriptions, characterizations and definitions that determine supposed truths, ways of seeing and telling the Amazon and the so-called Amazonian subjects . The enunciative plot makes an Amazon understood as real from which it is said that Brazil and the world need to know, protect and explore. The statements that emerge in the discussion are: Exuberant Amazon, Small Amazon, Threatened Amazon and Useful Amazon. They act in the making of an Amazon predominantly constituted by natural elements which present themselves in abundance and are erverywhere occupying all corners of our territory. The exuberant Amazon is bordered by the unknown Amazon, threatened Amazon and by the Amazon source of services, in which science would need to intervene to catalog, disseminate and institute the called sustainable economic ways of exploitation. The creation of an Amazon which is seen only for its nature causes its discussion field to be placed mostly in the teaching of sciences, more specifically in an Environmental Education approach of preservationist and economic bias, from which, through discursive and non-discursive practices, a conscientious and disciplined eco-consumer is produced to minimize the impacts caused on the planet by his existence.
Palavras-chave: Amazônia
Educação - ciência
Educação ambiental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: COSTA, Mônica de Oliveira. A AMAZÔNIA É AQUI? Redes que tecem a Amazônia discursiva no ensino de ciências. 2017. 128 f.. Tese (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/249
Data de defesa: 10-Jan-2017
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