???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/244
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dos galpões dos bumbás de Parintins à aprendizagem de ciência: uma reflexão acerca do fazer artístico e suas implicações no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): From the sheds of Parintins' bumbás to the learning of science: a reflection about the artistic making and its implications in the school context
Autor: Silva, Suhellen Martins da 
Primeiro orientador: Cunha, Aldenéia Soares da
Primeiro membro da banca: Cunha, Aldenéia Soares da
Segundo membro da banca: Matos, Maria Almerinda de Souza
Terceiro membro da banca: Aguiar, José Vicente de Souza
Resumo: O presente estudo teve como objetivo relacionar os diversos saberes do enfoque sociocultural apreendidos nos galpões dos bumbás de Parintins e sua influência no processo da educação formal e suas práticas pedagógicas. Diante da complexidade desse espaço artístico e cultural, o estudo foi desenvolvido conforme objeto traçado que propõe saber: como acontece a aprendizagem em consonância com as manifestações de diversos saberes apreendidos nos galpões e se esses se relacionam com a aprendizagem de ciências em sala de aula? A estrutura textual se organiza em quatro (04) capítulos. O primeiro capítulo vem com uma abordagem teórica que discute o conceito de cultura, inserindo no Festival Folclórico de Parintins e suas características, a relação entre cultura, ciência, aprendizagem. Da ânsia humana pelo saber e como este saber se deu ao longo da história. O segundo capítulo, é dedicado ao percurso metodológico, oferece uma percepção geral dos métodos de abordagem, dos procedimentos e técnicas empregados durante a pesquisa e seus participantes: artistas, discentes e docentes, imprescindíveis no processo de investigação desse estudo. O terceiro capítulo apresenta a construção de conhecimentos adquiridos nos galpões dos bumbás pelos artistas de ponta1 e suas concepções quanto a relação com a educação formal. E no quarto e último capítulo, destacamos as percepções de alunos e professores sobre a influência dessa manifestação cultural no contexto escolar. Palavras-Chave: Saber cultural. Práticas pedagógicas. Arte. Ciência.
Abstract: This study aimed to relate the diverse knowledges of the sociocultural approach seized in the sheds of Bumbás Parintins and its influence in the process of formal education and pedagogical practices. Given the complexity of the artistic and cultural space, the study was developed as outlined object that proposes to know: How line with the learning takes place in the demonstrations of different knowledges seized in sheds and these are related to science learning in the classroom? The textual structure is organized into four (04) chapters. The first one comes with a theoretical approach that discusses the concept of culture by entering the Parintins Folklore Festival and its characteristics, the relationship between culture, science, learning. The human craving for knowledge and how this knowledge was given throughout history. The second chapter is devoted to the methodological approach, it offers a general perception of the approach of methods, procedures and techniques employed during the survey and its participants: artists, students and teachers, essential in the investigation of this study process. The third chapter presents the construction of knowledge acquired in the sheds of Bumbás by leading artists¹ and conceptions as the relationship with formal education. And the fourth and final chapter, we highlight the perceptions of students and teachers about the influence of this cultural event in the school context. Keywords: Cultural Knowing. Pedagogical Practices. Art. Science. 1Responsible artist
Palavras-chave: Saber cultural
Cultura - Amazonas
ciências para crianças
Festival Folclórico de Parintins
Práticas pedagógicas
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Silva, Suhellen Martins da. Dos galpões dos bumbás de Parintins à aprendizagem de ciência: uma reflexão acerca do fazer artístico e suas implicações no contexto escolar. 2016. 116 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/244
Data de defesa: 30-Mar-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dos galpões dos bumbás de Parintins à aprendizagem de ciência uma reflexão acerca do fazer Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação2,74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons