???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/243
Tipo do documento: Dissertação
Título: Neurociência e os processos cognitivos: práticas pedagógicas e perspectivas da aprendizagem no ensino de ciências nos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): Neuroscience and cognitive processes: pedagogical practices and perspectives of learning in science education in the early years
Autor: Navegante, Polyana Milena Barros 
Primeiro orientador: Barbosa, Ierecê dos Santos
Primeiro membro da banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Segundo membro da banca: Aguiar , Jose Vicente De Souza
Terceiro membro da banca: Siqueira, Thomaz Décio Abdalla
Resumo: Este objetivouanalisar cognitivos, que facilitam as práticas pedagógicas dos professores e a aprendizagem em Ensino de Ciências. Sabemos queo professor precisa estabelecer conexões com os conteúdos cerebrais,conhecimento científico e tecnológico, buscando em sua formação inicial ou continuada, a compreensão, aquisição e utilização dos fundamentos da neurociência que possibilitam desenvolver competências, habilidades para motivar, ensinar com estratégias inovadoras, reflexivas, capazes de facilitar da melhor forma possível a otimização da aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa descritiva de cunho exploratório, essencialmente, qualitativa. Para a obtenção dos dados realizaram- se aplicabilidade de oficinas com abordagens neurocientíficas. A amostra constou de 17 professores, 01 gestor e 01 pedagogo de uma escola pública municipal que, submetidos aos recursospropostos, permitiu responder os objetivos da pesquisa. Dentre os vários autores que fundamentam este estudo destacam-se: Relvas (2000, 2012), Resende (2008), Oliveira (2011), Cosenza (2011), Metring (2011) e Morin (2005) e Guerra (2010), Vygotsky (2007) Piaget (2007), Ausubel( 1978), Freire( 2001). Os resultados apontaram para a necessidade dos professores utilizarem a Neurociência Cognitiva como aporte para fortalecer as suas práticas pedagógicas e pensar em cognição e aprendizagem de forma conjunta a fim de tornar a aprendizagem significativa e efetiva. estudo tem as como contribuições foco a Neurociência da e Neurociência os em processos relação cognitivos, aos e processos pesquisa bibliográfica, observação participante, palestra, questionários e
Abstract: This study is focused on a Neuroscience and Cognitive Processes, and aims to analyze how neuroscience contributions in relation to cognitive processes, que facilitate as pedagogical practices of teachers and learning in Science Teaching. It is known que teachers need to establish connections with OS brain CONTENT, Scientific and Technological Knowledge, searching YOUR Continuing Education initial UO, Understanding, acquisition and use of neuroscience Fundamentals que possible to develop skills, skills to motivate, teach with innovative strategies , reflective, able to facilitate the best possible way to optimize learning. We opted As a descriptive study of exploratory nature essentially qualitative. For Obtaining Data were applicability of workshops with neuroscientific approaches. The sample consisted of 17 professors, 01 managers and 01 pedagogue of a municipal public school que submitted proposed AOS resources, allowed to answer the research objectives. Among OS Various Authors What underlie this study include: Relvas (2000, 2012), Resende (2008), Oliveira (2011), Cosenza (2011), Metring (2011) and Morin (2005) and War (2010), Vigotsky (2007) Piaget (2007), Ausubel (1978), Freire (2001). The results showed the need for paragraph Teachers use a Cognitive Neuroscience How paragraph contribution as strengthen their teaching practices. Keywords:Neuroscience. Science Education. Learning. held Bibliographical Research, participant observation, talk, Questionnaires and
Palavras-chave: Neurociência Cognitiva
Educação em Ciências
Ciências para crianças
Aprendizagem
Processos cognitivos
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA FISIOLOGICA::NEUROLOGIA, ELETROFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Navegante, Polyana Milena Barros. Neurociência e os processos cognitivos: práticas pedagógicas e perspectivas da aprendizagem no ensino de ciências nos anos iniciais. 2016. 114 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/243
Data de defesa: 18-Nov-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Neurociência e os processos cognitivos_ práticas pedagógicas e perspectivas da aprendizagem no ensino Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação1,92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons