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Tipo do documento: Tese
Título: Saberes matemáticos no Amazonas em anos da república velha: estratégias no café com leite
Título(s) alternativo(s): Mathematical knowledge in the Amazon in years of the old republic: strategies in coffee with milk
Autor: Freitas, Eliane Batista de Lima
Primeiro orientador: Wielewski., Gladys Denise
Primeiro membro da banca: Wielewski, Gladys Denise
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Terceiro membro da banca: Mota, Assislene Barros da
Quarto membro da banca: Sales, Elielson Ribeiro de
Quinto membro da banca: Forsberg, Maria Clara Silva
Resumo: Esta tese tem por objetivo investigar como as estratégias implementadas no período da República Velha (1889 a 1930), direcionadas a instrução pública no Amazonas influenciaram a constituição de saberes matemáticos. Desta forma, como investigação histórica, esta tese tenciona construir uma trajetória de saberes elementares matemáticos e o seu desenvolvimento no Amazonas, sobretudo em sua capital, Manaus, por meio da análise das estratégias da governança elaboradas no período citado e que foram evidenciadas nas fontes primárias oficiais e também nas revistas de educação e outros impressos. Colabora como parte integradora na consolidação de uma rede nacional de pesquisas, interessadas na produção de uma representação sobre o passado da educação matemática. Para compreensão da metodologia utilizada, apresenta um percurso teórico-metodológico, ancorado nos estudos históricos culturais, nas considerações de Geertz (1989), acerca da descrição densa, Chartier (1990, 2007), De Certeau (2000), Viñao Frago (2008), Julia (2001), André Chervel (1990) e Valente (2007), um dos pioneiros na consolidação dos estudos nesta seara. As considerações finais do trabalho interpretam que a trajetória de construção de saberes elementares matemáticos no Amazonas, ao perpassar toda a instrução pública permeando o ensino primário, secundário e normal, firmou-se sob intensa influência, ora de forma direta dos modelos europeus, ora advinda dos modelos que circulavam no sudeste do país.
Abstract: This thesis intends to set up a historical research, originated from the answer of how the strategies of the period during the Old Republic, directed to the Public Instruction in Amazonas, influenced and/or led to the constitution of knowledge. It refers, therefore, to the reconstruction of the trajectory of knowledges basic maths and its development in the Amazon, especially in its capital, Manaus, through the analysis of the strategies of governance developed during this period and that were identified in the primary sources officers and also in education and other printed matter. The objective is to investigate how the strategies implemented in the period of the Old Republic (1889 to 1930), directed to public instruction in Amazonas, influenced the constitution of mathematical knowledge. Thus, the research has the intention to contribute as part reseller in the consolidation of a national network of research, interested in producing a representation about the past of mathematics education. for understanding the methodology used, we present a course theoretical-methodological framework, theon in historical studies, the considerations of Geertz (1989), about the dense description, Chartier (1990, 2007), De Certeau (2000), Viñao Frago (2008), Julia (2001) and André Chervel (1990) and Valente (2007), one of the pioneers in the consolidation of the studies in this area. The final considerations of the work interpret that the trajectory of knowledge construction mathematical elementary in Amazonas, the canibalic whole public instruction permeating the primary, secondary and normal, established itself under intense influence, sometimes in a straightforward way of European models, now comes the models that circulated in the south-east of the country.
Palavras-chave: matemática - aspectos históricos
educação matemática - história
saberes elementares matemáticos
matemática - ensino e pesquisa
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Freitas, Eliane Batista de Lima. Saberes matemáticos no Amazonas em anos da república velha: estratégias no café com leite. 2017. 121 f. Tese (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/242
Data de defesa: 18-Jan-2017
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