???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/237
Tipo do documento: Dissertação
Título: O facebook como contribuição para a formação de leitores: possibilidades a partir da aplicação de estratégias de leitura na execução do projeto do observatório da educação / CAPES / UEA
Título(s) alternativo(s): Facebook as a contribution to the formation of readers: possibilities from the application of reading strategies in the execution of the project of the observatory of education / CAPES / UEA
Autor: Almeida, Erick Rodrigo Santos 
Primeiro orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
Primeiro membro da banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Segundo membro da banca: Aguiar, José Vicente de S.
Quarto membro da banca: Alexino, Ricardo
Resumo: Pesquisa que versa sobre o uso do Facebook como contributo para a formação de leitores, sobretudo quando utilizado como um recurso mediador na aplicação de estratégias de leitura, a partir do Programa do Observatório da Educação (POE)/CAPES/UEA, o qual se desenvolveu em um processo interdisciplinar, que ganhou sentido no campo Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. No primeiro capítulo, enquanto fundamentação teórica, aborda os desafios para a formação de leitores, identificando alguns fatores a serem considerados para o desenvolvimento das práticas de leitura e como a pedagogia dos multiletramentos pode proporcionar atividades com leituras mais significativas para os alunos. No segundo capítulo, a fim de se avançar em proposições relacionadas às práticas de leitura, relatou-se algumas experiências das primeiras etapas do POE que também contribuíram para a formação de leitores, o que possibilitou a identificação de variáveis a serem consideradas e mais bem desenvolvidas. No terceiro capítulo, contaram-se algumas experiências junto à sala interdisciplinar de aprendizagem de conhecimentos matemáticos, na qual se desenvolveram algumas habilidades específicas para a resolução de problemas matemáticos e, em seguida, a adoção de uma oficina de leitura que visou o desenvolvimento do hábito da leitura, a partir do ensino de algumas estratégias procedimentais de leitura. Percebeu-se nesse processo que as demandas da contemporaneidade urgem por novas estratégias de ensino, principalmente as relacionadas às práticas de leitura. Desse modo, utilizar as redes sociais podem ser um caminho viável, pertinente e eficaz para o desenvolvimento de competências e habilidades que capacitem os alunos para melhores práticas de leitura.
Abstract: Research that deals with the use of Facebook as a contribution to the formation of readers, especially, when used as a mediator in feature application of reading strategies, from the a Project Observatory of Education (POE)/CAPES/UEA, which developed in an interdisciplinary process, which gained meaning in Portuguese Language, Mathematics and Science field. In the first chapter, while theoretical framework addresses the challenges to educating readers, identifying some factors to be considered for the development of reading practices and how the pedagogy of multiliteracies can provide more meaningful reading activities for students. In the second chapter, in order to advance proposals concerning reading practices, it was reported some experiences of the first steps of the POE which also contributed to the formation of readers, which enabled the identification of variables to be considered and further developed. In the third chapter, some experiments were counted by the interdisciplinary living-learning mathematical knowledge, which developed some specific skills for solving mathematical problems and then the adoption of a reading workshop that aimed at developing the habit reading, from the teaching of some procedural reading strategies. It was realized in the process that the demands of contemporary ask for new teaching strategies, especially those related to reading practices. Thus, using social networks can be a viable, relevant and effective to the development of skills and abilities that enable learners to practice reading best way.
Palavras-chave: Redes sociais
Leituras em redes sociais
Facebook
Formação de leitores
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Almeida, Erick Rodrigo Santos. O facebook como contribuição para a formação de leitores: possibilidades a partir da aplicação de estratégias de leitura na execução do projeto do observatório da educação / CAPES / UEA. 2017. 103 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/237
Data de defesa: 19-Mar-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O facebook como contribuiçao para a formaçao de leitores possibilidades a partir da Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons