???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Fábio Francisco de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244440Y5por
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee3Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva-
dc.date.accessioned2017-02-13T14:26:33Z-
dc.date.issued2013-02-13-
dc.identifier.citationMarques, Fábio Francisco de Freitas. O projeto POE/AM como “locus” de desenvolvimento curricular: um processo interdisciplinar a partir da competência leitora. 2013. 89 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.por
dc.identifier.urihttp://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/230-
dc.description.resumoEste trabalho trata da competência leitora como articuladora no desenvolvimento do currículo em uma escola pública no estado do Amazonas, a partir do Programa do Observatório da Educação (POE)/ CAPES/ UEA, que se deu em um processo interdisciplinar, ganhando sentido no campo Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. No primeiro capítulo, trazemos a fundamentação teórica que sustentou a pesquisa, mostrando como a competência leitora pode ser desenvolvida de maneira interdisciplinar. No segundo, relatamos a consolidação do POE no Amazonas, abordando a construção dos procedimentos metodológicos, que delineou o desenvolvimento curricular. No terceiro, apresentamos o desenvolvimento da competência leitora dos sujeitos investigados. Concluímos que existem possibilidades de se trabalhar o desenvolvimento da competência leitora em um processo interdisciplinar.por
dc.description.abstractResearch that deals with the reading competence as an articulator in the development of the curriculum in a public school in the state of Amazonas, from the education program of the observatory (POE) / CAPES / UEA, which occurred in an interdisciplinary process, which gained sense in the area Portuguese, Mathematics and Science. In the first chapter, we present the theoretical framework that supported the research, showing how the reading competence can be developed in an interdisciplinary way. In the second, we report on the consolidation of POE in the Amazon, covering the construction of the methodological procedures that outlined curriculum development. In the third we present the development of reading competence of the subjects investigated. We conclude that there are possibilities of working the development of reading competence in an interdisciplinary process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (bibliotecacentral@uea.edu.br) on 2017-02-13T14:08:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) O projeto poeam como “locus” de desenvolvimento curricular um processo - Dissertação.pdf: 1300603 bytes, checksum: ed7913b4f1a1ba0e40a04e6ce6d95293 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Central (bibliotecacentral@uea.edu.br) on 2017-02-13T14:25:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) O projeto poeam como “locus” de desenvolvimento curricular um processo - Dissertação.pdf: 1300603 bytes, checksum: ed7913b4f1a1ba0e40a04e6ce6d95293 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Central (bibliotecacentral@uea.edu.br) on 2017-02-13T14:26:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) O projeto poeam como “locus” de desenvolvimento curricular um processo - Dissertação.pdf: 1300603 bytes, checksum: ed7913b4f1a1ba0e40a04e6ce6d95293 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-13T14:26:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) O projeto poeam como “locus” de desenvolvimento curricular um processo - Dissertação.pdf: 1300603 bytes, checksum: ed7913b4f1a1ba0e40a04e6ce6d95293 (MD5) Previous issue date: 2013-02-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.uea.edu.br/jspui/retrieve/1524/O%20projeto%20poeam%20como%20%e2%80%9clocus%e2%80%9d%20de%20desenvolvimento%20curricular%20um%20processo%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspor
dc.publisher.departmentEscola Normal Superior ENS::PROPESPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEApor
dc.publisher.programEducação e Ensino de Ciências na Amazôniapor
dc.relation.referencesANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.).Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.10 ed. Joinvile,SC: Univille, 2012 ANTUNES, Celso. Como desenvolver as habilidades em sala de aula. 5ª Ed, Petrópolis, RJ: Vozes 2004. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BORGES, Heloisa; GHEDIN, Evandro (orgs.). Fundamentos para pensar o currículo: Formação continuada em pressupostos curriculares. Manaus: Travessia, 2010. BORTONE, Marcia Elizabeth; MARTINS, Cátia Regina Braga. A Construção da Leitura e da Escrita: do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Parábola, 2008. BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. CEREJA, Willian Roberto. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura. 2. ed. — São Paulo: Atual, 2012. DEMO, Pedro. Educação e alfabetização científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. DEMO, Pedro. Habilidades e Competências no Século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2010. DIONÍZIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. 4 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. FARIAS, Ernesto. Dicionário escolar latino-português. 6. ed. – Rio de Janeiro: FENAME, 1982. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2011. FAZENDA, I.C.A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 1º. ed. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LISPECTOR, Clarisse. Laços de família. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994. LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos Teórico-metodológicos. 8ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994. MARQUES, Mario Osorio. Educação nas Ciências: Interlocução e complementaridade. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2002. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura?. São Paulo: Brasiliense, 2006. MÍGLIO, Marnice Araújo. Protótipo para avaliação diagnóstica escolar como referencial para o professor no ensino fundamental. Curitiba: CRV, 2012. MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento — transdiciplinaridade. Encontro Catalisador do CETRANS — Escola do Futuro — USP. São Paulo: abril de 1999. PERRENOUD, Philippe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova brasil. Brasília: MEC, SEB;INEP, 2009. SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SMESP/Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Referêncial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Disponível em:<http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/ LerEscrever/CadernoOrientacaoDidatica_LinguaPortuguesa.pdf> Acesso em abr. 2012. SME/DOT/Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Referêncial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental / São Paulo: 2006. SILVA, A.; RÊGO, R. Matemática e Literatura Infantil: Um estudo sobre a formação do conceito de multiplicação. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Solução de problemas e a Matemática escolar. Campinas: Alínea, 2004. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 2011. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, vol. 13, Núm. 39. São Paulo: 2008. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/275/27503910.pdf>Acesso em mai. 2012. ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. LEITURA: perspectivas interdisciplinares. 5 ed. São Paulo: Ática, 2000.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectleiturapor
dc.subjectcompetência leitorapor
dc.subjectdesenvolvimento curricularpor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpor
dc.titleO projeto POE/AM como “locus” de desenvolvimento curricular: um processo interdisciplinar a partir da competência leitorapor
dc.title.alternativeThe POE / AM project as a "locus" of curriculum development: an interdisciplinary process based on the reading competenceeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O projeto poeam como “locus” de desenvolvimento curricular um processo - Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação1,27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons