???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/230
Tipo do documento: Dissertação
Título: O projeto POE/AM como “locus” de desenvolvimento curricular: um processo interdisciplinar a partir da competência leitora
Título(s) alternativo(s): The POE / AM project as a "locus" of curriculum development: an interdisciplinary process based on the reading competence
Autor: Marques, Fábio Francisco de Freitas 
Primeiro orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
Primeiro membro da banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Segundo membro da banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Terceiro membro da banca: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
Resumo: Este trabalho trata da competência leitora como articuladora no desenvolvimento do currículo em uma escola pública no estado do Amazonas, a partir do Programa do Observatório da Educação (POE)/ CAPES/ UEA, que se deu em um processo interdisciplinar, ganhando sentido no campo Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. No primeiro capítulo, trazemos a fundamentação teórica que sustentou a pesquisa, mostrando como a competência leitora pode ser desenvolvida de maneira interdisciplinar. No segundo, relatamos a consolidação do POE no Amazonas, abordando a construção dos procedimentos metodológicos, que delineou o desenvolvimento curricular. No terceiro, apresentamos o desenvolvimento da competência leitora dos sujeitos investigados. Concluímos que existem possibilidades de se trabalhar o desenvolvimento da competência leitora em um processo interdisciplinar.
Abstract: Research that deals with the reading competence as an articulator in the development of the curriculum in a public school in the state of Amazonas, from the education program of the observatory (POE) / CAPES / UEA, which occurred in an interdisciplinary process, which gained sense in the area Portuguese, Mathematics and Science. In the first chapter, we present the theoretical framework that supported the research, showing how the reading competence can be developed in an interdisciplinary way. In the second, we report on the consolidation of POE in the Amazon, covering the construction of the methodological procedures that outlined curriculum development. In the third we present the development of reading competence of the subjects investigated. We conclude that there are possibilities of working the development of reading competence in an interdisciplinary process.
Palavras-chave: leitura
competência leitora
desenvolvimento curricular
interdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Marques, Fábio Francisco de Freitas. O projeto POE/AM como “locus” de desenvolvimento curricular: um processo interdisciplinar a partir da competência leitora. 2013. 89 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/230
Data de defesa: 13-Feb-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O projeto poeam como “locus” de desenvolvimento curricular um processo - Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação1,27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons