???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/229
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação interdisciplinar entre física e filosofia no terceiro ano do ensino médio em uma escola pública na cidade de Manaus
Título(s) alternativo(s): The interdisciplinary relationship between physics and philosophy in the third year of high school in a public school in the city of Manaus
Autor: Carmo, Wanilce do Socorro Pimentel do 
Primeiro orientador: Kalhil, Josefina Barrera
Primeiro membro da banca: Kalhil, Josefina Barrera
Segundo membro da banca: Scott, Alejandro Baldomero Duffus
Terceiro membro da banca: Amorim Neto, Alcides de Castro
Resumo: Esta dissertação traz como proposta a relação Interdisciplinar entre a Física e Filosofia em uma escola de ensino médio da rede pública da cidade de Manaus. Em nossa in-vestigação contamos com a participação de três professores sendo dois de Licenciatura em Física e uma professora de licenciatura em Filosofia e também duas turmas do ter-ceiro ano, Ancoramos como referencial teórico autores renomados como Japiassu( 1976), Fazenda (2012) Luck (2010). A abordagem metodológica é pesquisa mista com enfoque qualitativo, utilizando como técnica de coleta de dados: entrevista semiestrutu-ra, observação e questionário analisado pela escala Likert. Para análise dos dados foi utilizada da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos sinalizaram que a interdisciplinaridade acontece de maneira superficial, uma vez que os professores tra-zem para seu discurso em sala de aula, mediando conteúdos que contemplem tanto a Filosofia que é à base de todas as ciências e a Física, por entender que a Filosofia é à base de todas as ciências, no entanto fica evidente que no plano de ensino não é con-templada a interdisciplinaridade, embora nos PCN esteja presente. Objetivando ao alu-no e professor consolidar o ensino aprendizagem no cerne da reflexão, da criticidade envolvendo-os na aplicabilidade da prática pedagógica. Como resultado desta pesqui-sa fica ainda uma preocupação maior relacionada com o trabalho Interdisciplinar sem dúvida estas duas disciplinas constituem um desafio para os professores e também pa-ra os alunos. Diante dessa preocupação nos perguntamos. Como se dará então a rela-ção entre as disciplinas do ensino de ciências principalmente Física, Química e Biolo-gia. Pretendemos dar continuidade no trabalho, por meio de um projeto que estamos desenvolvendo no grupo de pesquisa, onde aprofundaremos tais inquietações que sur-giram em nosso estudo. Respondendo assim, o problema cientifico.
Abstract: This dissertation brings proposes the interdisciplinary relationship between physics and philosophy in a public high school in the city of Manaus. In our research we have the participation of three teachers and two Degree in Physics and a professor degree in Phi-losophy and also two classes of third year, anchored as a theoretical renowned authors as Japiassu (1976) Finance (2012) Luck (2010 ), among others. The methodology ap-proach is mixed research with qualitative approach using as technique of data collection of: half structured interview, observation and questionnaire analyzed by Likert scale. For data analysis was used the content analysis technique. The results signaled that inter-disciplinary happens superficially, since the teachers bring to their speech in class, me-diating content of dealing with both the philosophy which is the basis of all sciences and physics, understanding that Philosophy is the basis of all sciences, however it is clear that the teaching plan interdisciplinary is not included, although the NCP is present. Aim-ing to consolidate student and teacher, teaching, learning at the heart of reflection, the criticality involving them in the applicability of pedagogical practice.
Palavras-chave: ensino aprendizagem
educação
interdisciplinaridade
Fisica - ensino
Filosofia - ensino
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Carmo, Wanilce do Socorro Pimentel do. A relação interdisciplinar entre física e filosofia no terceiro ano do ensino médio em uma escola pública na cidade de Manaus. 2016. 113 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/229
Data de defesa: 13-Sep-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A relação interdisciplinar entre física e filosofia no terceiro ano - Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação988,51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons