???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/228
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções alternativas da disciplina física no primeiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Manaus
Título(s) alternativo(s): Alternative Concepts of Physical Discipline in First year of high school in a public school in the city of Manaus
Autor: Leão, Núbia Maria de Menezes 
Primeiro orientador: Kalhil, Josefina Barrera
Primeiro membro da banca: Kalhil, Josefina Barrera
Segundo membro da banca: Scott, Alejandro Baldomero Duffus
Terceiro membro da banca: Amorim Neto, Alcides de Castro
Resumo: A pesquisa que se apresenta tem como objetivo fundamental identificar quais são as concepções alternativas presentes na disciplina Física do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Manaus. O fundamento teórico e metodológico deste trabalho se baseia em Pietrocola (1995), Mortimer (1995), Bachelard (1996), Lev Vygotsky (2005), Chassot (2003), Moreira (2006), e Mavanga (2007). Na pesquisa participou um (1) professor de Física e trinta e nove (39) estudantes, foi utilizado na coleta de dados instrumentos e técnicas como entrevista, questionário e observação, e a análise de conteúdo de Bardin. Os principais resultados mostram que as concepções alternativas são trabalhadas só como senso comum e o conhecimento científico, muitas vezes, não é abordado de maneira correta. Traça também um paralelo entre o ensino de ciências e as concepções alternativas e de que forma podem contribuir com o ensino aprendizagem. Apresentamos também algumas concepções prévias dos discentes e como elas devem ser atendidas pelos docentes.
Abstract: The research presented here is as important to identify what are the alternative conceptions present in the Physics course of the first year of high school in a public school in Manaus. The theoretical and methodological basis of this work is based on Pietrocola (1995), Mortimer (1995), Bachelard (1996), Lev Vygotsky (2005), Chassot (2003), Moreira (2006), and Mavanga (2007). In the survey participated in one (1) physics teachers and thirty-nine (39) students, it was used to collect tools and technical data such as interview, questionnaire and observation, and the Bardin content analysis. The main results show that the alternative conceptions are only worked as common sense and scientific knowledge often is not addressed properly. It also draws a parallel between the teaching of science and alternative concepts and how they can contribute to the teaching and learning. We also present some preconceptions of students and how they should be met by teachers.
Palavras-chave: Concepções Alternativas
conceitos científicos
ensino de física
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Leão, Núbia Maria de Menezes. Concepções alternativas da disciplina física no primeiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Manaus. 2016. 105 f. Dissertação( Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/228
Data de defesa: 9-Sep-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Concepções alternativas da disciplina física Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação2,04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Concepções alternativas da disciplina física no ANEXO B.pdfAnexo B - Dissertação112,13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Concepções alternativas da disciplina física ANEXO C.pdfAnexo C - Dissertação23,27 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons