???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/219
Tipo do documento: Dissertação
Título: A coleção dos afetos: cartografia de temporalidades sensíveis em frauta de barro, de Luiz Bacellar
Autor: Moura, Fabio Fadul de 
Primeiro orientador: Silva, Arlisson Marcos Leão da
Primeiro membro da banca: Silva, Arlisson Marcos Leão da
Segundo membro da banca: Aleixo, Marcos Frederico Krüger
Terceiro membro da banca: Zucolo, Nicia Petreceli
Resumo: A pesquisa que se apresenta versará sobre um livro de um autor brasileiro nascido no Amazonas. Trata-se de do livro de poesia com que estreia Luiz Bacellar, chamado Frauta de barro (1963). Acredita-se que o procedimento poético de composição e organização internas ao livro pode ser compreendido como uma forma coleção. Por tal motivo, analisa-se a trajetória do Poeta de Frauta de barro pela perspectiva de um estudo cartográfico sobre a poesia, com o objetivo de delinear territorializações e desterritorializações de afetos, responsáveis pela construção e pela destruição de mundos. Dessa maneira, projeta-se a ideia de que a coleção é composta por instâncias-território a serem cartografadas, em que não só o espaço, mas, principalmente, o tempo, é um fator determinante para a apresentação dos segmentos da coleção. Nesse sentido, serão avaliadas as duas formas de temporalidade no interior do livro. A saber: infância e velhice, que no jogo entre os tempos formam uma síntese de seus valores. Essa síntese é a própria efabulação lírico-épica de Frauta de barro, responsável não só pela criação do mundo, mas também pela manutenção da vida do Poeta.
Abstract: La recherche présentée se concentrera sur un livre d'un auteur brésilien né en Amazonie. Il sřagit de Luiz Bacellar. De son travail, le livre de poésie choisi est surnommé Frauta de barro (1963). On croit que la composition poétique de la procédure et l'organisation interne de l'ouvrage peut être comprise comme une forme de collection. Pour cette raison, la trajectoire du poète de Frauta de barro est analysée par la perspective dřun étude cartographique sur la poésie afin de délimiter des territorialisations et déterritorialisations de l'affection responsable de la construction et la destruction des mondes. Ainsi, il est prévu l'idée que la collection est composée d'instances-territoires à cartographier, dans laquelle non seulement l'espace, mais surtout, le temps est un facteur décisif pour la présentation des segments de la collection. En ce sens, les deux formes de temporalité à l'intérieur du livre seront évaluées. À savoir: l'enfance et la vieillesse, dont il est montré le jeu parmi les temps qui forment une synthèse des valeurs. Cette synthèse est lřaffabulation lyrique et épique de Frauta de barro, qui est responsable non seulement pour la création du monde, mais aussi pour tenir la vie du Poète.
Palavras-chave: literatura brasileira
poesia brasileira
literatura amazonense
Luiz Bacellar - analise literária
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Moura, Fabio Fadul de. A coleção dos afetos: cartografia de temporalidades sensíveis em frauta de barro, de Luiz Bacellar. 2016. 123 f. Dissertação (Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/219
Data de defesa: 28-Mar-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A coleção dos afetos cartografia de temporalidades sensíveis em frauta de barro, de Luiz Bacellar Dissertação.pdfDocumento Principal - Dissertação1,22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons