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Tipo do documento: Dissertação
Título: Subsídios para a interpretação de Marília de Dirceu, atribuída a Marcos Portugal
Autor: Oliveira, Fabiano Cardoso de
Primeiro orientador: Páscoa, Márcio Leonel Farias R.
Primeiro membro da banca: Trilha Neto, Mário Marques
Segundo membro da banca: Souto, Luciano Hercílio Alves
Terceiro membro da banca: Pacheco, Alberto José Vieira
Resumo: Este texto apresenta uma compilação da obra Marília de Dirceu com a realização dos versos em música de doze árias baseadas no texto de Thomaz Antonio Gonzaga (1744-1807), cuja autoria da música é atribuída ao compositor luso-brasileiro Marcos Portugal (1762-1830). A elaboração musical feita sobre as liras de Gonzaga se enquadra melhor no gênero das modinhas, composição que no fim do século XVIII e início do XIX foi bem famosa no Brasil colonial e em Portugal. A primeira publicação encontra-se no Cancioneiro de Músicas Populares (1893-1899), de Cesar das Neves (1841-1920) e traz versificada em música apenas a primeira estrofe de cada canção recolhida, deixando sob a responsabilidade do intérprete a colocação das demais estrofes, que vêm logo após a partitura e contém todas as estrofes conhecidas. Uma vez que a resolução prosódica envolve escolhas de ordem musicológica, interpretativa e editorial, a ênfase desse estudo detém-se nas particularidades deste problema, e busca subsídios teóricos para orientar a interpretação contextualizada do texto musical e literário. Uma das tarefas essenciais segundo o ponto de vista da fundamentação no texto é viabilizar a interpretação repertorial através das realizações dos versos em música
Abstract: This work presents a compilation of Marília de Dirceu with the verse to music realization of twelve arias based on the poems of Thomaz Antonio Gonzaga (1744-1807), which authorship is attributed to Portuguese-Brazilian composer Marcos Portugal (1762-1830). This musical elaboration over Gonzaga´s lyres fits better in the modinha musical gender, quite famous and spreaded throughout Brazil and Portugal during the eighteenth and nineteenth century. Its first publication can be found at César das Neves (1841-1920) Cancioneiro de Músicas Populares (Popular Music Songbook) (1893-1899), having versified to music just the first stanza of each collected song, leaving on the interpreter the collocation of the successive stanzas, placed right after the music score and containing all of the known stanzas. Considering that prosodic resolution encompass musicological, interpretative and editorial choices, this study focuses at the presented problem’s and seeks to theoretical subsidies in order to guide the musical interpretation according to the musical and literary text. One of the essential tasks, according the text-based point of view, is to make the interpretation possible through the verses music realization.
Palavras-chave: Literatura luso-brasileira - músicas
Marília de Dirceu - compilação
Musicalização
Cancioneiro de músicas populares
Prosódia
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Oliveira, Fabiano Cardoso de. Subsídios para a interpretação de Marília de Dirceu, atribuída a Marcos Portugal. 2016. 149 f. Dissertação (Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/205
Data de defesa: 23-Mar-2016
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