???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/151
Tipo do documento: Dissertação
Título: A recepção na obra de Cláudia Tajes
Autor: Oliveira, Joicylene Sabóia de 
Primeiro orientador: Cavalheiro, Juciane dos Santos
Primeiro membro da banca: Cavalheiro, Juciane dos Santos
Segundo membro da banca: Matos, Mauricio Gomes de
Terceiro membro da banca: Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
Quarto membro da banca: Rolon, Renata Beatriz Brandespin
Quinto membro da banca: Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de
Resumo: A recepção na obra de Claudia Tajes tem o objetivo de analisar aspectos de uma literatura que se preocupa com o leitor, arrisca-se na trama de suas personagens e que almeja caminhos modernos de divulgação. Em vistas de suscitar leitores e leituras, Tajes faz uso de paratextos tais como os títulos expressivos e as capas com indicações verbais e iconográficas elaboradas, contribuindo, em parte, para o interesse das mídias, de modo que os textos findaram adaptados ao teatro, cinema e televisão. E partindo desse interesse nas adaptações, delimitamos cinco personagens para compreendermos as experiências estéticas presentes. Sobre os livros, em virtude de o humor fazer parte da linguagem, utilizamos os postulados de Skinner (2004), Bergson (1983) e Bakhtin (2013), para verificarmos a significação recepcional disso, se o riso seria gerado, por exemplo, à ridicularização ou catarse. Também observamos os interlocutores de Tajes, dentre os quais a crítica, e sobre estes últimos é latente a inclusão da autora à literatura de massa, ao que remetemos aos princípios de Eco (2011) e Aranha (2009). Nessa proposta, portanto, reside a preocupação quanto aos elementos da recepção, autor, texto e leitor, cujas materializações circulam no universo criativo.
Abstract: A recepção na obra de Claudia Tajes intends to analyze aspects of a literature that is concerned about the reader, takes risks in the plot of Taje´s characters and aims at modern ways of communication. In order to raise readers and readings, Tajes uses paratexts such as expressive titles and elaborate covers with verbal and iconographic indications, contributing in part to the interest of the media so that the texts were adapted to theater, cinema and television. Based on this interest in adaptations we have chosen five of her characters in order to understand their aesthetic experiences. For the presence of humor is part of the language in Taje´s books, we used postulates of Skinner (2004), Bergson (1983) and Bakhtin (2013) for verifying the reception of humor, trying to know whether the laughter is created by the ridicule or catharsis. We also observed Taje´s interlocutors such as the critical in which is latent the inclusion of the author in the mass literature which refers to the principles of Eco (2011) and Aranha (2009). Therefore our proposal concerns about the elements of reception, author, text and reader whose materializations circulate in the creative universe.
Palavras-chave: Claudia Tajes - biografia
Artes gráficas
Área(s) do CNPq: ARTES PLASTICAS::GRAVURA
ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Superior de Artes e Turismo ESAT::PROPESP
Programa: Letras e Artes
Citação: Oliveira, Joicylene Sabóia de. A recepção na obra de Cláudia Tajes. 2015. 97 f. Dissertação (Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/151
Data de defesa: 29-May-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A recepção na obra de Cláudia Tajes - Dissertação.pdfDissertação - Documento principal1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons