???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/117
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Pedagogia de Projetos como um Caminho para a Alfabetização Científica de Estudantes por meio das Feiras de Ciências da Educação Básica nos Municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre no Estado de Roraima.
Autor: Ghedin, Leila Marcia 
Primeiro orientador: Rizzatti, Ivanise Maria
Primeiro membro da banca: Castro, Patrícia Macedo de
Segundo membro da banca: Delgado, Oscar Tintorer
Resumo: Esta pesquisa se desenvolveu no período de junho de 2012 a junho de 2013. Buscou alcançar o objetivo geral de analisar o processo de realização da feira de ciências, junto aos professores, com a finalidade de observar se esta é produzida na perspectiva da pedagogia de projetos e a partir daí, proceder a identificação dos reflexos da feira de ciências considerando a alfabetização científica dos estudantes da educação básica dos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre. Os objetivos específicos desenvolvidos foram: diagnosticar a situação atual do processo da realização da feira de ciências na educação básica nos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre; verificar se os professores da educação básica dos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre utilizam a pedagogia de projetos para a realização da feira de ciências e identificar se, na visão dos professores, a alfabetização científica é um reflexo produzido pela da feira de ciências junto aos estudantes da educação básica dos municípios estudados. Este trabalho esteve orientado pela seguinte pergunta de pesquisa: na opinião dos professores a realização da feira de ciências e o trabalho com a pedagogia de projetos auxiliam na alfabetização científica de estudantes da educação básica dos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre? Nos procedimentos metodológicos se utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi do tipo etnográfica e fez uso de instrumentos como entrevistas gravadas com informantes-chave e aplicação de questionários, estes instrumentos tiveram o objetivo de captar se, a opinião dos professores, a feira de ciências contribui para a alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental e médio, bem como se a pedagogia de projetos faz parte da rotina dos professores. Lançou-se mão da técnica de observação de campo com o intuito de registrar também os sentimentos e emoções dos sujeitos pesquisados no momento em que participaram da pesquisa. O estudo indicou que os docentes acreditam que a feira de ciências auxilia na alfabetização cientifica de estudante e que a pedagogia de projetos pode ser uma metodologia que impulsione este processo no ensino fundamental e médio.
Abstract: This research was carried out from June 2012 to June 2013. Sought to achieve the overall goal of analyzing the process of conducting science fair, with teachers, in order to observe whether this is produced from the perspective of pedagogy projects and from there proceed to identify the effects of the science fair considering the scientific literacy of students of basic education in the municipalities of São Luiz do Anauá and Alto Alegre. The specific objectives were : to diagnose the current situation of the process of the realization of the science fair in basic education in the municipalities of São Luiz do Anauá and Alto Alegre; verify that teachers of basic education in the municipalities of São Luiz do Anauá and Alto Alegre use pedagogy of projects for the fair of science and identify if , in the view of teachers , scientific literacy is a reflection produced by the science fair with students of basic education in the cities studied . This work was guided by the following research question: in the opinion of the teachers conducting the science fair and work with projects pedagogy assist in scientific literacy of students of basic education in the municipalities of São Luiz do Anauá and Alto Alegre? In methodological procedures we used the qualitative and quantitative approach. The research was ethnographic and made use of instruments such as taped interviews with key informants and questionnaires , these instruments were intended to capture is the opinion of the teachers , the science fair contributes to the scientific literacy of school students primary and secondary , as well as pedagogy project is part of the routine of teachers . It employed the technique of field observation in order to record the feelings and emotions of the subjects studied at the time participated in the survey. The study indicated that teachers believe that science fair helps student scientific literacy and pedagogy projects can be a methodology that drives this process in primary and secondary education.
Palavras-chave: Ciências - estudo e ensino
Feira de Ciências
Crianças - ciências
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Ghedin, Leila Marcia. A Pedagogia de Projetos como um Caminho para a Alfabetização Científica de Estudantes por meio das Feiras de Ciências da Educação Básica nos Municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre no Estado de Roraima.. 2013. 98 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/117
Data de defesa: 13-Dec-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons