???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/106
Tipo do documento: Dissertação
Título: Divulgação científica para o público infantil: um estudo de caso no Museu da Amazônia (MUSA)
Autor: Magalhães, Cíntia Emanuelly Ramos 
Primeiro orientador: Gonçalves, Carolina Brandão
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Carolina Brandão
Segundo membro da banca: Noronha, Evelyn Lauria
Terceiro membro da banca: Levy, Denize Piccolotto Carvalho
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a Divulgação Científica para o público infantil a partir de um estudo de caso no Museu da Amazônia (MUSA). O objetivo está centrado em compreender as formas pelas quais esse museu, ao interagir com o público infantil, incluindo-o em sua dimensão educativa, tem realizado Divulgação Científica, contribuído para despertar a curiosidade desse público pela ciência e valorizado o capital cultural das crianças amazonenses. Quanto à perspectiva metodológica, foi construído um itinerário investigativo pautado na pesquisa qualitativa, mediante os seguintes instrumentos: análise documental, observação direta e entrevista. Os dados coletados foram tratados com base na análise empírico-interpretativa. Tendo em vista os elementos analisados, os resultados permitem afirmar que o Museu da Amazônia, ao realizar Divulgação Científica para o público infantil, contribui com o estímulo à imaginação e à curiosidade das crianças, favorece seu interesse pelos temas de ciência e também lhes confere oportunidade de ampliação do capital cultural. Tais possibilidades se devem ao fato do museu em estudo ser um ambiente aberto que permite a interatividade entre as crianças e os seres vivos em seu hábitat natural, privilegiar em suas exposições a cultura dos povos amazônicos e por estar localizado em uma área periférica da cidade de Manaus. Desse modo, o Museu da Amazônia apresenta-se como instrumento com potencial transformador e libertador dos processos de reprodução das desigualdades sociais, sendo um equipamento cultural de Divulgação Científica para as crianças amazonenses.
Abstract: This research focuses on the Scientific Divulgation to child audience from a case study in the Museu Da Amazônia (MUSA). The aim is centered on understanding the ways in which this museum, when interact with the child audience, including them in their educational dimension, has performed Scientific Divulgation, contributed to arouse the curiosity of this public to science and valued cultural capital of amazonian children. Regarding to methodological perspective, it was built an investigative itinerary founded on the qualitative research through the following instruments: document analysis, direct observation and interview. The collected datas were processed based on empirical-interpretative analysis. Considering the elements analyzed, the results indicate that the Museu Da Amazônia, while performing Scientific Divulgation to children, contributes to the stimulation of imagination and curiosity of children, favors their interest in science topics and also gives them the opportunity for expansion of cultural capital. Such possibilities arises from the fact the museum studied is an open environment that allows interactivity between children and the living beings in their natural habitat, to privilege in their exposure the culture of amazonian people and be located in a peripheral area of the city of Manaus. Thus, the Museu da Amazônia presents itself as an instrument with transforming and liberating potential of the reproductions processes of social inequalities, being a cultural facility of Scientific Divulgation for amazonian children.
Palavras-chave: Divulgação científica
Ciência - Público infantil
Educação - Crianças
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Magalhães, Cíntia Emanuelly Ramos. Divulgação científica para o público infantil: um estudo de caso no Museu da Amazônia (MUSA). 2013. 109 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/106
Data de defesa: 4-Mar-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Divulgação científica para o público infantil um estudo de caso no Museu da Amazônia (MUSA) - Dissertação.pdfDissertação - Documento principal1,26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons