???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/103
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de química através de maquetes didáticas de estruturas moleculares a estudantes com deficiência visual de uma escola pública de Manaus
Autor: Jesus, Raine Luiz de 
Primeiro orientador: Kalhil, Josefina Barrera
Primeiro membro da banca: Kalhil, Josefina Barrera
Segundo membro da banca: Dufus, Alejandro
Terceiro membro da banca: Costa, Lucinete Gadelha
Resumo: O presente trabalho traz como proposta analisar as contribuições de modelos atômicos alternativos no processo de ensino e aprendizagem das moléculas de hidrocarbonetos nos conteúdos de Química a alunos com deficiência visual. Em nossa investigação contamos com a participação de três alunos cegos, sendo dois com cegueira congênita e um com cegueira adquirida em dois momentos distintos. No primeiro, realizamos encontros grupais com os estudantes cegos, nos quais conversamos sobre os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr resultando na confecção de maquetes dos referidos modelos, que foram manuseadas pelos discentes, no intuito, da compreensão do átomo. No segundo, construímos modelos atômicos alternativos do átomo de carbono e do hidrogênio, que foram utilizados na construção de maquetes de estruturas moleculares tridimensionais de hidrocarbonetos, com o objetivo de oferecer a esses escolares uma ferramenta pedagógica tátil que os auxiliassem na apropriação desses saberes. O ápice de nossa investigação aconteceu com a realização de duas aulas oficinas aos estudantes deficientes visuais, e uma aula na sala de ensino regular, da qual também participaram os três discentes cegos, para que pudéssemos observar os seus desempenhos juntamente com os demais estudantes ao utilizarem os modelos atômicos que produzimos, na construção das maquetes didáticas, e dessa forma constatarmos ou não as possíveis contribuições daquela ferramenta para o ensino e aprendizagem de Ciência/Química. Ao finalizarmos nossa investigação e a partir da análise dos dados, pudemos concluir pela validade das maquetes didáticas como proposta metodológica para o ensino e aprendizagem da ciência Química, podendo a mesma ser usada juntamente com outras metodologias com o objetivo de oferecer ao educando cego e também ao vidente uma melhor compreensão dos conceitos de Ciências.
Abstract: Este trabajo aporta propuso analizar las contribuciones de los modelos atómicos alternativos en la enseñanza y el aprendizaje de las moléculas de hidrocarburos en los contenidos de Química a los estudiantes con impedimentos visuales. En nuestra investigación contamos con la participación de tres estudiantes ciegos, dos con ceguera congénita y uno con ceguera adquirida en dos fases distintas. En un primer momento, se realizaron reuniones con los estudiantes ciegos, y hablamos de los modelos atómicos de Dalton, Thomson, Rutherford y Bohr-Rutherford lo que resultó en la producción los modelos que fueron manejados por los estudiantes, con el fin, comprender el átomo. En el segundo momento, construimos modelos atómicos con el objetivo de ofrecer a estos estudiantes una herramienta educativa para ayudarles en la adquisición de conocimiento. Al final de nuestra investigación fueron realizados dos talleres para estudiantes con discapacidad visual, y una clase con los videntes y deficiente visuales, donde pudimos observar las actuaciones de los mismos con otros estudiantes a utilizar los modelos atómicos que fueron producidos. La construcción de modelos de enseñanza para la química nos permitió verificar que esta herramienta es importante en el proceso de enseñanza de esta disciplina. Al final analizando los testimonios de los alumnos videntes y deficientes visuales, podemos concluir la validez de los modelos didácticos como una propuesta metodológica para la enseñanza y el aprendizaje de la química, y que puede ser utilizado junto con otros métodos con el fin de ofrecer al alumno vidente y ciego una mejor comprensión de los conceptos de las Ciencias.
Palavras-chave: Química - estudo e ensino
Deficiência visual
Inclusão escolar
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Sigla da instituição: UEA
Departamento: Escola Normal Superior ENS::PROPESP
Programa: Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Citação: Jesus, Raine Luiz de. O ensino de química através de maquetes didáticas de estruturas moleculares a estudantes com deficiência visual de uma escola pública de Manaus. 2014. 112 f. Dissertação (Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.uea.edu.br/jspui/handle/tede/103
Data de defesa: 13-Mar-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES - PPGECA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino de química através de maquetes didáticas de estruturas Dissertações.pdfDissertação - Documento principal1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons